3 aplicativos legais de vídeo para iPhone

Por Carol Guido / carol@gwsmag.com

Agora que o Instagram permite que a gente faça upload de mini-vídeos, ninguém segura mais esta onda. Daqui a pouco vão rolar milhares de apps para fazer edições lindas e a gente vai ver aquela galera toda perguntando “qual o app?” nos comentários e ficando no vácuo (nunca entendi este comportamento de deixar as pessoas falando sozinhas, mas tudo bem).

O lance é que além dos mini-vídeos estilo Insta e Vine (R.I.P?), também existem aqueles vídeos mais completos, que a gente adora assistir desde que começaram os videologs, mas que não consegue fazer. Edição é um negócio que exige um pouquinho mais de paciência, tempo, e tudo mais.

Oh, wait. Não precisa ser assim. Existem apps que deixam a missão de fazer vídeos legais muito mais fácil. Vem que as dicas são boas e se você experimentar, vai ficar com vontade de filmar tudo.

 

Vidify

Este é o mais prático de todos! Ideal para fazer vídeos mostrando uma visão geral do seu tema. Não é pra ter detalhes tipo uma frase lega que algum amigo seu falou ou coisas assim.

Funciona assim: Você escolhe vídeos na sua biblioteca, depois uma música e pronto! Ele pega algumas partes aleatórias dos seus vídeos, faz uma boa transição entre elas e coloca a trilha sonora que você escolheu. É muito simples e dá uma certa emoçãozinha pra ver se vai ficar bom no final. Em geral fica!

A boa é entrar nas configurações avançadas e escolher o tempo do vídeo e também o ritmo de mudança entre as “cenas”. Uma dica: Quando fizer as suas filmagens, faça pequenas cenas de coisas que você realmente quer que apareça. Assim, na hora que o app selecionar aleatoriamente o que vai aparecer, é mais difícil que alguma coisa que você queria fique de fora.

Este foi o primeiro vídeo que usei o Vidify para editar (e o 8mm, que vou falar neste post) para filmar. Um dia normal de folga com o namorado na praia. =)

Vidify: U$1,99 na App Store

 

Lumify

Este é um app muito fácil, mas que permite muito mais edição que o Vidify. A base é a mesma: selecione seus vídeos da biblioteca e faça acontecer. A diferença é que o Lumify você pode fazer muito mais coisas.

Dá pra colocar um título pro vídeo (ou em cada cena), você também pode colocar trilha sonora, mas controlando a altura da música para manter o som do vídeo original ao fundo, pode aplicar filtros no vídeo final. E muito mais coisinhas.

Por ser mais completo, exige um pouco mais de paciência. E a graça toda é que você de fato controla o que vai aparecer no final. Aqui um vídeo que encontrei pela internet, todo editado com o Lumify:

Lumify: Grátis na App Store

8mm

Este é para quem curte deixar os vídeos com cara de vintage. Ele simula diversos efeitos de filtro (anos 60, anos 70, noir, etc), coloca “sobrefiltros” (acabei de inventar esta palavra) tipo efeito vermelho de lomo no canto do vídeo, vignette, entre outras coisinhas.

E ele ainda tem um layout legal, de “imitar” a câmera dentro da tela do seu iPhone.

Em uma viagem que nós três (eu, Nuta e Marie) fizemos com os nossos amigos em um feriado no ano passado, usei ele para filmar tudo. Depois editei com o Vidify, que falei ali em cima.

8mm: U$1,99 na App Store

Quem tiver mais dicas, por favor, deixe nos comentários! ;)

Quero fazer uma versão deste post com dicas para Androiders. Se tiverem aplicativos legais para indicar, comentem também. Vai ser mega útil!

Tags:


9 + 9 =


3 Comentários