5 produtos para manter os lábios hidratados, lindos e sem rachaduras durante o inverno

Por Nuta Vasconcellos / nuta@gwsmag.com

lábios - ressecados - tratarIlustração: Isabela Gabriel especialmente para esse post

Manter os lábios hidratados é essencial para que eles tenham uma cor bonita e estejam sempre  naturalmente saudáveis. Quando o frio chega é normal que a boca fique pálida, sem graça, sensível e descascando. Mais normal ainda, por conta desse ressecamento, passarmos a língua para umedecê-los, o que dá uma sensação de alívio momentânea, mas a acidez da saliva acaba deixando a área ainda mais sensível.

Manter os lábios sempre bonitos e o mais importante, saudáveis, é possível mesmo durante o inverno. O segredo é simples: Esfoliação, filtro solar e hidratação! Assim, eles ficarão macios e brilhantes, e nada ressecados e sem graça. Eu estou amando alguns produtos no momento (Inclusive, já mostrei todos eles no meu snapchat, segue lá: NUTAGWS) eles estão fazendo milagre para a minha boca, até me livraram de “pelinhas” super insistentes. Então anotem as dicas e colem na listinha de compra de vocês porque tem o selo Nuta de aprovação!

Esfoliando

A pele morta e seca que se acumula em seus lábios pode deixá-los com um aspecto mais pálido do que deveriam. Além disso, essas “pelinhas” incomodam, ardem… Para deixá-los com uma tonalidade avermelhada natural e lisinhos o passo mais importante é esfoliar os lábios para retirar a pele morta e deixar a nova pele aparecer. Eu amo o Popcorn da Lush que nada mais é que uma mistura natural, vegan, de óleo de coco, óleo de jojoba orgânica, açúcar e sal marinho! Ele dura muito e tem um gostinho delícia. Uma arma incrível contra a pele morta, em um potinho super fofo da marca de cosméticos que mais amo na vida. Gosto de usar de 3 a 4 vezes por semana, principalmente como “preparação” nos dias que vou usar algum batom matte. Esfrego o Popcorn com movimentos circulares durante uns 2 minutos e enxáguo!

Se os seus lábios estiverem muito ressecados, uma dica extra é usar uma escova de dentes de cerdas macias. Molhe a escova de dentes com água morna e depois esfregue-a com movimentos circulares. Esfregue cada parte de seus lábios por 20 a 30 segundos. Seus lábios vão ficar novos em folha quando terminar este processo.

Hidrate e proteja seus lábios do sol

Poucas pessoas sabem, mas um dos grandes responsáveis pela pele seca dos lábios é o sol. Exposição solar excessiva pode causar a descoloração dos lábios, ou até mesmo causar manchas escuras. Solução? Sempre, todos os dias, faça chuva ou faça sol, use o hidratante labial com protetor solar. Assim, você resolve dois problemas com um só produto.

Após a esfoliação, aplique sempre um bom protetor labial nutritivo para manter a umidade. Manter os lábios hidratados é essencial para que eles sejam saudáveis. Se os seus lábios secarem, ficarão pálidos. Use um bom protetor labial natural para assegurar que eles nunca sequem. Eu sou uma apaixonada pelos produtos da Profuse da Aché Laboratórios e uso vários. Um dos meus favoritos é sem dúvidas o Hidradeep, hidratante labial de alta proteção, FPS 30. Anda sempre na minha bolsa e passo o tempo todo. Tem complexo de manteigas e ceras vegetais com alto poder hidratante, restabelecendo a barreira da pele e reduzindo o desconforto provocado pelo ressecamento. É hipoalergênico, resistente a água, sem fragrância, sem sabor, sem brilho e não deixa os lábios “melecados”, nem parece que você passou nada. Arrisco dizer que é o melhor hidratante labial com protetor solar que já usei. Recomendo demais! Essa é a minha escolha para o dia a dia, pra andar na bolsa e principalmente para reaplicar o tempo todo.

Hidratação noturna

Como eu disse, o Hidradeep é minha escolha diurna. De noite, para dormir, gosto de usar algo que me dê a impressão que criei uma barreira protetora! Então faz parte da minha rotina antes de ir para cama usar o clássico Ceralip La Roche Posay para manter a hidratação e manter os lábios com uma cor saudável, sem rachaduras e descamação. É especialmente importante quando o ar estiver seco e frio. É sagrado, todo dia antes de dormir, faço uma camada caprichada do Ceralip, que segundo a La Roche, tem lipídios que ajudam a regenerar a pele dos lábios. Quando você aplica, fica aquela aparência de gloss transparente, por isso não é exatamente o melhor tipo de balm para passar antes do batom, um dos motivos que prefiro deixá-lo para passar a noite.

Para casos extremos

Tem épocas que a coisa sai do controle, né? No meu caso, tem vezes que meus lábios racham tanto, que chegam a sangrar de leve. Devo agradecer de joelhos a minha dermato maravilhosa, Camila Petrilli  por me apresentar o Cicaplast Baume La Roche Posay porque ele não é só perfeito para socorrer os lábios em casos extremos, mas é perfeito para qualquer área ressecada ou sensível. Como vocês já devem saber, eu tenho rosácea e nos dias que como pimenta ou tomo vinho por exemplo, a vermelhidão das maças do rosto sempre atacam! Passo um pouco de Cicaplast e pronto! A pele acalma na hora. Ontem eu tive uma crise de alergia super forte. Hoje meu nariz acordou todo irritado e descascando. Passei o dia aplicando o Cicaplast no nariz e agora de noite, já está normal. É realmente milagroso. Irritações, descamações, pequenos machucados, coceiras, picadas de insetos, assaduras… serve pra tudo! Agora criaram o Cicaplast lábios, específico para a boca, mas ainda não experimentei. Mas certeza que deve ser maravilhoso. Obrigada, Dra. Camila.

Volume e cor natural

Agora que você já sabe como esfoliar, proteger do sol, hidratar e até salvar em casos de emergência, qual o problema de ter uma dica mais frescurinha, né? Sabe aquela dica de vó que diz que beliscar as bochechas faz com que elas se tornem rosadas? Do mesmo modo, aumentar a circulação nos lábios os deixarão com uma cor vermelha natural, além de ficarem mais bonitos e volumosos. Mas calma! Não precisa beliscar a boca! Você pode comprar um produto que ative a circulação e dê um leve volume. Gosto de usar o O-Plump Intuitive Lip Plumper da Smashbox antes de fazer a maquiagem, ou seja, antes de passar o batom que quero usar. Passo, deixo cerca de 1 hora ou mais e tiro o excesso antes de fazer o make. Gosto de usar quando quero uma make leve e uso ele como um gloss. Ele deixa a boca um pouco mais volumosa, com um rosado mais bonito. Na composição, tem goji berry, gengibre, menta, ginkgo biloba e antioxidantes para ativar a circulação. Adoro! Mas existe uma versão caseira muito boa para ajudar a circulação e dar volume leve aos lábios. Anota aí: Misture 1/4 colher de chá de canela ou pimenta caiena com azeite de oliva suficiente para fazer uma pasta. Aplique nos lábios durante cinco minutos e depois enxágue. Pronto!

Curtiram as dicas? O que vocês fazem para manter os lábios bonitos e hidratados? Compartilhem as dicas nos comentários!

— ♥ —

assinatura_2016_nuta-vasconcellos1

Tags:


1 + 3 =


1 Comentários

  • Juliana

    Se me permitem adicionar um produto na lista, colocaria MUITO o “Atoderm lèvres” da Bioderma. Ele é o meu favorito, na frente de Cicaplast e Cold Cream (Avène). Só perde para a “velha” Bephantol.

    Beijos

    http://madamebr.com