A história e a volta dos cabelos escuros.

Por Nuta Vasconcellos / nuta@gwsmag.com

Uma das mulheres mais conhecidas da história da humanidade, uma das governantes mais famosas do Egito, a rainha Cleópatra VII, popularmente conhecida apenas como Cleópatra era famosa por seus cabelos negros. Na verdade, os cabelos da rainha que era descendente dos reis gregos do Egito, os ptolomáicos, tinha cabelos castanhos avermelhados. Cleópatra usava perucas negras para se parecer mais com a figura criada pelos egípcios da deusa Ísis de quem ela dizia ser a reencarnação. Foi Cleópatra que transformou os cabelos negros em sinônimo de poder e mistério. Mas ao longo da nossa história, outras mulheres ajudaram a confirmar esse fato.

Nos anos 60, enquanto Marilyn Monroe era a mulher loira atraente que se fazia de frágil e inocente nos filmes. Elizabeth Taylor com seus cabelos negros interpretava mulheres fortes e decididas. E em 1963 foi a primeira atriz a receber um cachê de US$ 1 milhão interpretando ninguém menos que Cleópatra.

Já na década de 70, a cantora e apresentadora Cher surgiu com seus longos cabelos negros e era considerada uma das mulheres mais exóticas do seu tempo e nos os anos 80, a sempre loira Madonna surge pela primeira vez com os cabelos escuros para o lançamento do seu álbum mais politizado até então, o Like a prayer. Coincidência ou não, toda vez que Madonna decide falar sobre assuntos sérios ela aparece morena. Foi assim pra falar  de espiritualidade nos anos 90 com as músicas Frozen e Nothing really matters do álbum Ray of light e novamente sobre política e guerras em 2003 com o álbum American Life.

Falando em anos 90, acredito que o desejo pelos fios mais escuros também tenha influência pelo momento nostalgia que estamos vivendo da época. Afinal nesse período vimos surgir musas de cabelos escuros como Demi Moore, Liv Tyler e Angelina Jolie.

Divas da geração 00 também ajudaram a despertar o desejo pelos tons escuros, como a modelo Freja Beha, as atrizes Megan Fox, Kristen Stewart, Mila Kunis e Rooney Mara e a cantora Katy Perry. Algumas celebridades conhecidas por cabelos claros também  já aderiram a tendência e escureceram as madeixas. Alexia Chung, Lana Del Rey e a mais nova morena do pedaço, Dakota Fanning.

Depois da febre dos cabelos ultra claros, do ombré e dos multicoloridos rainbow hair os cabelos (finalmente) escurecem novamente.

Quem curte?

Tags:


7 + 8 =


0 Comentários