A Mágica da Arrumação – opiniões do clube do livro GWS

Por Girls With Style / gws@gwsmag.com

Por Laíza Felix:

IMG_3024

Nunca li auto-ajuda até a Jout Jout, em um vídeo, me convencer de que precisava fazer isso. Não posso dizer que me rendi ao gênero, até porque não conheço bem. Tudo o que sei se baseia em estereótipos – que é conversa fiada, não funciona, etc. Mas decidi fazer essa leitura o mais livre de preconceitos possível e de coração aberto pra receber o que a Marie Kondo tem pra ensinar.

O que percebi é que “A mágica da arrumação” não é um livro vago com instruções genéricas, nem um livro super complicado e específico com dicas que ninguém consegue por em pratica. Kondo é super objetiva e propõe um método que consiste em, basicamente, selecionar nossos pertences através da pergunta “isto me traz felicidade?”.

Mais do que resenhar o livro, o que quero aqui é relacionar um pouco esta pergunta que norteia todo o método KonMarie a essa onda de consumo consciente que tem ganhando matérias, espaço nas discussões e práticas amplamente difundidas internet afora. Se pararmos pra pensar em tudo o que possuímos e se estas coisas nos trazem felicidade, a resposta pra maioria delas será “não”. Acho muito oportuno que o livro tenha aparecido (pelo menos na minha vida) num momento em que esse tema está tão em alta, porque, de alguma forma, ajuda a nortear aqueles que querem modificar sua maneira de consumir.

Enquanto escrevo esse texto, tem muita gente fazendo compras no Black Friday ou ironizando e denunciando que é uma Black Fraude. Mas, independente do preço, qual o lugar que essas coisas ocupam nas nossas vidas? Qual a vida útil delas? Quais os afetos e motivações para elas figurarem como nossos pertences? O que esses objetos dizem sobre nós mesmos,nossas escolhas, gostos, estilo de vida?

Acho que o grande mérito da Marie Kondo é menos ensinar a organizar e mais problematizar nossas relações com os objetos e a cultura de consumo massivo. Pessoalmente, acho que o método de organização dela é prático e objetivo, apesar de fundamentado em um aspecto completamente subjetivo e pessoal. Talvez esse seja justamente seu sucesso, pois o que traz felicidade a cada um é completamente distinto. Ela defende, dessa forma, que o mesmo método, quando aplicado a pessoas diferentes, terá sucesso, pois não se baseia em você tem que ter x camisetas brancas mas em você tem que ter todas as camisetas que gosta de usar – e elas podem ser da cor que vocẽ quiser.

Eu realmente acreditei nela e espero em breve aplicar na minha vida – falta uma dose de disposição física, pois, na minha opinião, a pior parte dessa história é que tudo tem que ser arrumado de uma vez, como uma maratona. Algumas leitoras do clube já vinham praticando, a seu modo, princípios parecidos com os do livro. Por isso, acabaram não vendo muita novidade. Mas outras (como eu!) estavam descobrindo esse mundo agora e ficaram bastante animadas com o método.

E você, já leu “A mágica da arrumação”? O que achou? Aqui em baixo, algumas opiniões de quem participa do #ClubeDoLivroGWS. Em dezembro tem livro novo pra gente ler juntas!
gws-clube-do-livro-marie-kondo-opiniões

1. “Esse livro mudou minha vida. De verdade. Já tinha lido, já fiz minha arrumação com calma, refletindo sobre tudo que eu acumulei, e agora, umas semanas depois, ainda estou de cara com o quanto minha vida andou. Consigo finalmente dar atenção a projetos que estavam parados há anos. Já passei um pdf do livro pra quase todo mundo do círculo mais próximo. Incrível demais.”

2. “Li ontem, numa sentada. Gostei, exceto pela irritação que senti quando ela fala em ter de dormir arrumadinha. risos. Há tempos venho pensando em tornar a vida mais leve, mas acho difícil aplicar tudo que ela recomenda quando não se vive só… para funcionar, creio que teria de ser uma decisão de todos os ocupantes da casa. E não consegui visualizar aquele método de dobrar roupas para que fiquem em pé…”

3. “Eu já aplicava o desapego, o minimalismo e a simplicidade voluntária nas minhas coisas, então confesso que não foi nenhuma novidade para mim.”

– ♥ –

Curtiu o post? Que tal dar uma forcinha e ajudar a gente a divulgar o GWS? Dá um like, compartilha, um tuite também vale! :)

Ah, e pra saber mais do que rola no nosso dia a dia, é só seguir a gente nas redes sociais:

Instagram // Twitter // Facebook // Tumblr // Newsletter do GWS

assinatura-Laíza-Felix

Tags:


7 + 7 =



Warning: file_get_contents(https://graph.facebook.com/?id=http://www.girlswithstyle.com.br/a-magica-da-arrumacao-opinioes-do-clube-do-livro-gws/&summary=1): failed to open stream: HTTP request failed! HTTP/1.1 403 Forbidden in /home/gwsmag/www/wp-content/themes/gws/comments.php on line 60

0 Comentários