Alfaiataria esportiva em alta!

Por Nuta Vasconcellos / nuta@gwsmag.com

alfaiataria-esportiva-1

Calma, calma. Eu explico. E desde o começo! Vamos lá: O termo “alfaiataria” vem de “alfaiate” e antigamente era o nome dado ao local de trabalho desse profissional. Portanto, uma peça de alfaiataria era uma peça produzida por um alfaiate, com modelagem e corte específicos para o corpo do cliente, uma peça única e exclusiva.

Com o passar dos anos e o crescimento do comércio, essa exclusividade foi deixada de lado e hoje se encontram “peças de alfaiataria” em lojas de departamentos com numeração padronizada, o que alterou um pouco o significado da palavra. Atualmente o termo é empregado para determinar a confecção de peças estruturadas em tecidos planos, como os ternos por exemplo.

A alfaiataria, da forma comportada e careta como ela surge naturalmente na nossa mente não é mais a (única) realidade dessas peças faz tempo. Lá nos anos 80 seus pais provavelmente misturaram blazers com calças jeans surradas (e a gente achando que o hi low era novidade!). Mas a coisa ficou “ousada” mesmo foi nos anos 90. Uma época contrastante, onde o minimalismo de Calvin Klein e a ousadia de Gianni Versace tinham o mesmo destaque.

alfaiataria-esportiva-2-anos-90

O começo dos anos 90 também nos apresentou a uma nova leitura de alfaiataria. A estética considerada de “adulto” e até feita para o trabalho, foi parar no guarda-roupa adolescente e peças como blazers, calças, camisas e até tailleurs ganharam uma nova leitura. As meninas que investiam mais nesse tipo de look, eram conhecidas como “patricinhas”. Tá aí, “As Patricinhas de Beverly Hills”, que não me deixa mentir e assim seguiu até o começo dos anos 00’s.

Final de anos 90, começo de 00’s, uma outra tendência, de uma outra galera, ganhava força : O visual sporty, seguido a risca por  Mel C., também conhecida como Sporty Spice das Spice Girls e o visual clássico da minha girlband favorita, as All Saints. Nessa onda influenciada pelo esporte e também pela música, o legal era misturar calça jeans larga ou calças de esporte com micro tops (hoje conhecidos como cropped tops) e tênis Adidas.

alfaiataria-esportiva-3

Mas a geração que começou a virar gente em meados dos anos 00’s e cresceu vendo esses adolescentes passarem, resolveu misturar todas essas referências e transformá-las em uma coisa só, e assim nasceu a tendência que eu batizei de alfaiataria esportiva! Então tá valendo calça social com cropped top, tênis Adidas com blazer, looks que ao mesmo tempo carregam o ar elegante da alfaiataria e são jovens. A maior entusiasta dessa mistura é a cantora Lorde, que também gosta de mesclar com referências do misticismo.

Mas não é só a Lorde que investe no conceito não. É só passear pelo tumblr (<- segue a gente) para ver garotas com as mesmas referências. Aliás quem deve andar olhando o tumblr é Karl Lagerfeld, que fez a coleção da Chanel de outono/inverno 14/15 toda nessa vibe alfaiataria esportiva.

O mais legal é que misturar, funcionou! Precisamos dar o braço a torcer quando o assunto é estilo e geração 00’s. Vocês sabem como fazer direitinho.

Curtiu o post? Que tal dar uma forcinha e ajudar a gente a divulgar o GWS? Dá um like, compartilha, um tuite também vale! :)
Ah, e pra saber mais do nosso universo encantado, é só seguir a gente nas redes sociais:
Instagram // Twitter // Facebook // Tumblr//Newsletter do GWS

assinatura_NUTA

 

Tags:


8 + 9 =



Warning: file_get_contents(https://graph.facebook.com/?id=http://www.girlswithstyle.com.br/alfaiataria-esportiva-em-alta/&summary=1): failed to open stream: HTTP request failed! HTTP/1.1 403 Forbidden in /home/gwsmag/www/wp-content/themes/gws/comments.php on line 60

2 Comentários