As fases do feminismo

Por Girls With Style / gws@gwsmag.com

Por Pollyanna Assumpção:

Fiquei muito feliz com a forma que fui recebida por todo mundo que lê o GWS e curtiu meu primeiro post sobre feminismo. Eu tô aqui pra isso, para tentar simplificar o movimento pra vocês e fazer que com isso, talvez, vocês percebam que são mais feministas do que achavam. Mas assim como o nosso feminismo tem fases, desde quando percebemos que tem algo errado na forma que o mundo trata as mulheres até chegarmos ao ponto de tentar mudar isso de alguma forma, antigas feministas também atravessaram fases nessa luta. Se hoje em dia as coisas andam difíceis pra gente, imagina um tempo que não podíamos nem escolher com quem namorar. Ou casar? Ou em quem votar? Por isso, dividimos o feminismo em ondas.

Louise_Weiss

Primeira onda

Foi sobre assegurar os direitos básicos civis das mulheres. Isso rolou lá no final do séc. XIX e foi até o início do XX. Quem nunca ouviu falar do sufrágio feminista? Foi quando várias mulheres se revoltaram e gritaram EI, SOMOS CIDADÃS E TEMOS DIREITOS DE VOTAR TAMBÉM.

Estiveram envolvidas nesse movimento as mulheres americanas, francesas, inglesas e todas as grandes potências da época. Em meio a um mundo pós escravidão, no auge da crise de 29, no caos político e econômico, essas mulheres chutaram o balde! Imaginem os homens falando “Já não temos o suficiente pra nos preocupar?”. Tinham não, queridos.

2

Segunda onda

A segunda onda do feminismo é uma continuação esperada da primeira. As mulheres conseguiram seus direitos, mas isso significa que tá todo mundo de boa com ele? Não. As mulheres querem agora leis que garantam sua cidadania e individualidade. Mulheres podem trabalhar, mas também querem ter filhos e que seus direitos de mãe trabalhadora sejam respeitados ou elas não querem ter filhos e querem ter esse direito também assegurado pelo Estado. A segunda onda é sobre manter seus direitos valendo e fazer todo mundo entender que eles existem.

EUA-marcha-ny-feminista-19770827-ap-G

 Terceira onda

A terceira onda feminista é a do sexo, é a que a mulher começa a encarar seu corpo de outra forma, depois de um longo período aonde ela foi levada a acreditar que seu corpo era apenas para o prazer do seu parceiro. Essa onda, por incrível que pareça é a que talvez tenha deixado o mundo ainda mais apavorado, por ter ido diretamente contra o que a sociedade “de bem” e religiosa esperava das mulheres. É quando as mulheres lutam pra fazer sexo com quem bem entendem, como bem entendem e quando bem entendem. E também lutam por poderem usar métodos contraceptivos e abortivos. Essa onda é sobre liberdade, é sobre ser o que se quer ser.

Marcha_das_Vadias_em_Porto_Alegre,_2013

Pós –  feminismo

Algumas pessoas dizem que ainda estamos vivendo a terceira onda, outras dizem que estamos vivendo um pós-feminismo, uma noção de que somos mulheres, mas somos diferentes. E cada uma de nós pertence a uma minoria. A luta da mulher branca é bem diferente da luta da mulher negra, que é diferente da luta da mulher trans.

No meu sonho feminista, somos todas mulheres e devemos todas nos unir em busca de um mundo melhor. A mulher torna-se mulher, diria nossa amiga Simone de Beauvoir. Cada uma com sua luta.

Quer saber mais? Pega as dicas!

Um bom livro: Profissões para mulheres e outros artigos feministas – Virginia Woolf

Um bom blog: Blogueiras Feministas 

Curtiu o post? Que tal dar uma forcinha e ajudar a gente a divulgar o GWS? Dá um like, compartilha, um tuite também vale! :)
Ah, e pra saber mais do nosso universo encantado, é só seguir a gente nas redes sociais:
Instagram // Twitter // Facebook // Tumblr
 
 
assinatura Pollyana

Tags:


6 + 9 =



Warning: file_get_contents(https://graph.facebook.com/?id=http://www.girlswithstyle.com.br/as-fases-do-feminismo/&summary=1): failed to open stream: HTTP request failed! HTTP/1.1 403 Forbidden in /home/gwsmag/www/wp-content/themes/gws/comments.php on line 60

1 Comentários