Autoestima: 5 Dicas para realizar suas metas e melhorar sua rotina

Por Nuta Vasconcellos / nuta@gwsmag.com

Todas nós queremos ser bem-sucedidas. Seja realizando tarefas do dia-a-dia, em um relacionamento, na nossa carreira ou na faculdade. Mas existe um segredo? Será que é possível com pequenas mudanças na nossa rotina, conquistarmos o equilíbrio que buscamos? Segundo neurocientistas americanos de Harvard e Stafford que estudaram o cérebro de pessoas bem-sucedidas e atletas de alta performance, sim. Você precisa basicamente de 5 dicas para realizar suas metas e melhorar sua rotina. O estudo concluiu que seu cérebro é uma máquina que deve ser programada e que ele é responsável por tudo que você consegue, ou não, executar. O que isso tem a ver com autoestima? Tudo! A frustração que sentimos quando não conseguimos realizar tarefas bobas ou não, que designamos para nós mesmas, seja estudar para uma prova, começar a se exercitar ou até mesmo mudar de emprego ou pedir uma promoção, enche a gente de culpa e ansiedade e isso é muito negativo para nossa autoestima. E por quantos anos você está programando seu cérebro com frases como: “Não consigo”, ” Não posso”, “Eu sou preguiçosa”?

Que tal tentar por aí colocar esses exercícios em prática?

1) Escreva seus objetivos

O estudo concluiu que pessoas que conseguem de fato realizar suas metas e suas tarefas de autoestima-e-organizacao-anote-tudo-gwsrotina, escrevem. Isso mesmo. Elas colocam no papel tudo que querem realizar, aonde querem chegar e meios de fazer isso. Segundo o estudo, isso melhora a performance e a chance de você conseguir realizar tudo em 39%.

Mas não é só anotar e deixar de lado. Anote em um lugar que você vai estar sempre olhando, lendo, para o seu cérebro ir gravando e programando esses planos. Eu, mística que sou, digo mais: Pra mim, nada mais é do que jogar para o universo o que você quer e fazer com que as energias trabalhem a seu favor. Uma dica é manter na sua agenda diária (se você tem uma) ou no espelho do banheiro.

2) Medite 

autoestima-e-organizacao-mediteA gente sabe que é muito difícil conseguir limpar a mente, respirar, se concentrar e conseguir de fato, meditar. Segundo os neurocientistas, tudo que precisamos (pra conseguir colocar em prática tudo dessa lista) é hábito e disciplina. Tente todo dia um pouquinho. Mas por que é tão importante meditar? Meditar, nada mais é que se conectar mais com você mesma. Para algumas pessoas, significa rezar e conversar com uma força superior também. É o momento para focar, visualizar seus objetivos e emanar pensamentos positivos. Já rolou um post aqui com 5 apps gratuitos pra relaxar!

3) Socialize

Sabe aquela frase clichê, “Diga-me com quem andas que te direi quem és”? Bom, ela não é um
clichê a toa. Faz sim sentido. Somos diretamente influenciados pelas opiniões e atitudes das pessoas que autoestima-e-organizacao-socializemais convivemos. Obviamente, quanto mais próximos, maior a influência e mesmo sem perceber, começamos a viver uma rotina parecida com eles. Mas você está convivendo com pessoas que você realmente admira? Elas vivem a vida que você quer viver? Não estamos dizendo que seus amigos são influências ruins, mas às vezes não são as pessoas que vão te estimular a dar os passos em direção ao estilo de vida que você busca.

Temos a tendência de acreditar que a maior parte das decisões que tomamos são por vontade própria, mas ao longo da história podemos ver centenas de casos de sucesso onde amigos foram bem sucedidos juntos, um estimulando o outro a crescer e se desenvolver. Você é a média das 5 pessoas com quem passa mais tempo. Pense nisso.

Não, não precisa deixar as pessoas que você ama de lado. Mas procure conviver mais e ter mais contatos com pessoas que você considera bem sucedidas nas áreas que você quer crescer, ou que tenham hábitos que você gostaria de ter. Procure frequentar lugares em que você acha que merece estar.Você vai sentir a sua vida naturalmente caminhando para onde você acredita que deve caminhar.

4) Exercite-se e se alimente bem
Mais um clichê que é inegável. A pesquisa comprovou que pessoas que se exercitam pelo menos 3x na semana, no mínimo 30 minutos se sentem mais confiantes, felizes e autoestima-e-organizacao-exercicio-e-alimentacaodispostas para realizar as tarefas da nossa rotina. Se exercitar faz bem pro corpo e pra mente. Diminui o stress, a ansiedade, ajuda a circulação, diminui o colesterol, fortalece os ossos, aumenta o nível de neurotransmissores, como a noradrenalina, a serotonina e a dopamina, que produzem uma sensação de relaxamento e bem-estar.

O mesmo estudo comprova que hábitos saudáveis são 20% exercícios físicos e 80% alimentação. Precisamos não só “matar a fome”mas nutrir nosso corpo e nossas células. Se alimentar bem é um favor para seu corpo e sua alma. Aproveito o embalo e coloco um trecho do post, Precisamos mudar nossa relação com a alimentação e exercícios físicos“Você pode e deve movimentar seu corpo não importa seu peso, sua estrutura. Você pode e deve saber dos benefícios dos alimentos, não importa seu peso ou tamanho. Saúde não está em um corpo especifico, nem em escolhas extremistas. Saúde é parar de torturar seu corpo e sua mente, não tem nada a ver com privações, nem regras. Saúde é amor, comida é amor. Toda mudança só é real através do amor e autoconhecimento.”

Eu não sou o Drauzio Varella, mas se eu pudesse te dar um conselho aqui seria: Beba água! Eu poderia dizer aqui a importância de criar esse hábito, mas com certeza você já sabe. Não? Então dá uma lida no texto do próprio Drauzio, 5 bons motivos para não deixar de tomar água.

5) Organize-se 

Por último e jamais menos importante na nossa lista de 5 dicas para realizar suas metas e autoestima-e-organizacao-organizacaomelhorar sua rotina está a organização. A falta de organização, de rotina deixa a gente ansiosa e geralmente levamos mais tempo para executar uma tarefa. Existem várias formas de organizar nosso tempo, inclusive, existem até aplicativos para isso, mas a dica infalível é a seguinte: Tente acordar e dormir sempre no mesmo horário, estipule hora e tempo para executar funções e cumpra isso. Exemplo da agenda:

  • 8:00 – acordar
  • 9:00 – tomar café
  • 10:00 -11:00 – academia
  • 12:00 – almoçar
  • 13:00 – 14:00  – responder emails
  • 14:00 – 16:00 – atender clientes
  • 17:00 – lanchar
  • 18:00 – 20:00 – estudar
  • 20:00 – jantar / horário livre
  • 00:00 – dormir

Deu para entender, certo? Ter uma agenda organizada e horários determinados para cada tarefa, otimiza o tempo e ganhamos mais confiança. Tente!

Curtiram as dicas? Espero que ajude vocês no desenvolvimento pessoal e profissional. E se tiverem dicas infalíveis para realizar nossas metas e tarefas, compartilhem nos comentários!

assinatura_2016_nuta-vasconcellos1

Tags:


5 + 8 =


0 Comentários