Caveiras na decoração: Conheça os significados e como dar um toque de estilo na sua casa

Por Girls With Style / gws@gwsmag.com

Por Lis Silva:gws-caveiras-na-decoração-2

Minha relação com caveiras em casa como parte da decoração começou com meu irmão, gótico. Não gente! Não é gótico de brinks, eu tenho um irmão gótico, gótico de verdade! Desde 1990 por aí, meu irmão já tinha caveiras na decoração dele e em coturnos, jaquetas e vinis.

Tento elas por perto, nos mais diferentes contextos, percebi que elas funcionam super bem em ambientes da casa, totalmente fora do clima de “terror” ou heavy metal que geralmente a mídia tenta associar.  Aliás as caveiras são cheias de simbolismo, muitos desconhecidos pela maioria das pessoas. Eu tenho na minha sala uma caveira mexicana linda que veio de Puebla no México e ela está em um lugar de destaque na sala mesmo às vezes recebendo olhares de reprovação. Bom, o que muita gente não sabe é que a caveira mexicana é um símbolo do Dia dos Mortos que é celebrado no México no dia 2 de novembro (assim como no Brasil). Mas diferente de nós, é celebrado com muita festa e alegria. Os antigos índios mexicanos acreditavam que nesse dia, as almas de pessoas que amamos vinham nos visitar. O uso da caveira também tem um significado. Ela era vista como um símbolo de vida, renascimento, igualdade e são um amuleto de proteção e devoção à Santa Muerte, que pode combinar com uma casa mais moderna e hype.

No tarô, a caveira é um símbolo que representa mudança. Aquela grande mudança na vida, onde renascemos. Significa transformação, novo ciclo e em algumas culturas poder, força e invencibilidade. No mundo místico, sonhar com caveiras, significa sorte e prosperidade. É o símbolo que representa que estamos aqui de passagem e que todos somos iguais por dentro: Não temos cor, sexo ou classe social.

Para a Maçonaria é o símbolo do renascimento, na Cabala, a porta de entrada para os reinos mais elevados de entendimento espiritual e, para os alquimistas por exemplo, significa transmutação. Para os Hindus as mini-caveiras que formam o colar da Deusa Kali mostram como a vida e o mal são finitos.

A caveira já significou para os marujos medo, mas coragem para os piratas. Aqui em casa eu digo que associar um símbolo com o bem ou o mal depende mais do ponto de vista de cada um.

gws-caveiras-na-decoração-1

Voltando a decoração, as caveiras super coloridas, com cores sólidas e fluorescentes são bem pop art e também são uma opção para quem tem uma decor mais alegre e de tons mais claros na casa ou ao contrário, um contraste em uma casa com tons mais fechados como cinza. Se você quer colocar uma caveira mais de leve, quase neutra, os tons claros com dourado são bem mais simples de usar sem pesar a mão.

Hoje você encontra tudo com caveiras, desde louça de jantar, vasos de planta e até cortina de box, mas se você só quer uma caveirazinha-que-seja, use miniaturas como peso de papel e maçaneta por exemplo. Agora você pode ter certeza que além de ser um charme em vários pontos da casa, também é um objeto com muita história.

Curtiu o post? Que tal dar uma forcinha e ajudar a gente a divulgar o GWS? Dá um like, compartilha, um tuite também vale! :)

Ah, e pra saber mais do nosso universo encantado, é só seguir a gente nas redes sociais:

Instagram // Twitter // Facebook // Tumblr // Newsletter do GWS

assinatura-Lis

Tags:


6 + 7 =


1 Comentários