Chega de Fiu Fiu: conheça o documentário que vai ajudar a acabar com o assédio sexual nas ruas

Por Carol Guido / carol@gwsmag.com

Lembro direitinho a primeira vez que ouvi falar na campanha “Chega de Fiu Fiu”. Tava navegando no mar de inutilidades do meu feed do Facebook e me deparei com este banner:

fiufiu4Achei a arte tão linda e a mensagem tão impactante que parei pra ler. A campanha era resultado de uma pesquisa sobre o assédio sexual em locais públicos e os resultados… Bem eu só não achei chocantes porque sendo mulher sei muito bem o que a gente passa todos os dias só de andar na rua.

infografico-chega-de-fiu-fiu

Depois disso, fui procurar saber quem estava por trás desta iniciativa maravilhosa. E cheguei ao site OLGA, em que nunca mais consegui deixar de acessar um diazinho sequer. Por lá eu ampliei minha visão do feminismo, aprendi e conheci a mulher incrível idealizadora deste projeto, a Ju de Faria. (Quem lembra do “5 Coisas que não dou a mínima” que fizemos com ela? E de quando o GWS foi convidado pelo Olga pra participar de um debate no Youpix?)

fiufiu1

Desde que foi pro ar, o OLGA tem criado mais formas de lutar contra o assédio sexual em locais públicos e a empoderar mulheres para se unirem à causa. Primeiro, veio o Mapa Chega de Fiu Fiu, que através da contribuição das vítimas, mapeia locais onde assédios aconteceram e identifica regiões onde o problema é mais recorrente.

Agora o OLGA está lançando talvez o maior e mais importante projeto desde a sua existência: o documentário “Chega de Fiu Fiu”. Através dele, as responsáveis pelo doc vão criar um diálogo entre as vítimas, os agressores e especialistas no tema. Na palavra delas mesmas: “Essa abordagem permite uma visão completa sobre o assunto, investigando suas causas, suas motivações, seu contexto social e soluções para a violência.”

Esta iniciativa é um grande passo para a conscientização da nossa sociedade e renovou a minha esperança em um mundo melhor. De verdade.

Dá só uma olhada no vídeo do projeto pra entender melhor:

Se você curtiu a ideia e quer ajudar este documentário sair do papel, vai lá no Catarse dar uma olhada. Você pode contribuir com o valor que puder, a partir de R$10.

Também dá pra ajudar divulgando e espalhando pra quem você conhece. Quanto mais pessoas souberem do projeto, mais as chances dele se tornar real e com ele, um dia a dia mais tranquilo, feliz e justo pra todo mundo, mas acima de tudo pra nós, mulheres.

Curtiu o post? Que tal dar uma forcinha e ajudar a gente a divulgar o GWS? Dá um like, compartilha, um tuite também vale! :)

Ah, e pra saber mais do nosso universo encantado, é só seguir a gente nas redes sociais:

Instagram // Twitter // Facebook // Tumblr // Newsletter do GWS

assinatura-Carol_11

Tags:


2 + 7 =


0 Comentários