Como um dia sem maquiagem mudou sua autoestima? #TerçaSemMake

Por Girls With Style / gws@gwsmag.com

A gente pediu pra vocês deixarem depoimentos no Instagram contando como a #TerçaSeMake mudou a sua rotina de beleza e a sua forma de enxergar a autoestima.

Quando começamos este movimento a intenção era essa: sair da zona de conforto, sair do discurso, fazer algo que unisse as pessoas em torno de um problema comum, lembrar a nós mesmas e a vocês que a sororidade não é um conceito, é uma verdade. A gente só precisa querer.

Sabíamos que não seria fácil conseguir que as mulheres postassem fotos de si mesmas sem maquiagem na rede social onde o que mais conta é a imagem. Mas sabíamos também que se uníssemos as forças, todas nós, no mesmo dia, a gente ia ver que a nossa imagem de cara limpa é linda. MUITO linda.

E não só conseguimos milhares de participações até agora (e queremos crescer mais!), como também lemos depoimentos que nos deixaram explodindo de emoção e felicidade quando fizemos a pergunta que está no título deste post pra vocês.

Por isso, aqui estão algumas das respostas que vocês nos mandaram. E o que nós três postamos também. Prepare sua inspiração e sua selfie.

terça-sem-make---depoimentos-1

@gabveloso_

De frente com o provador

[…] Sempre fui gordinha e sempre tive muita dificuldade de encarar um provador, saia frustrada todas às vezes, ia em várias lojas e nada me agradava. Na verdade nada que eu vestia eu achava que não agradaria aos outros. Isso mesmo, sempre me vestia pensando o que as pessoas iam achar, resultado: nunca levava nada e chegava a chorar. Tem um tempo que já acompanho o GWS e achei muito bacana essa iniciativa da #terçasemmake, posso dizer que melhorou meu alto astral 100%. Hoje fui dar uma renovada no guarda-roupa, e pra minha surpresa sai com um monte de peças legais, aquelas peças que a gente olha na arara e pensa: caramba, esse G que parece que é feito pra magrinha nunca vai caber em mim. Mas […] peguei as peças que achava legais e levei pra provador. Saí feliz porque dessa vez de umas 10 peças que peguei, só devolvi 3. Me senti bem, aprendi a me aceitar, e fixei que as pessoas gostam de mim pelo o que eu sou. […] E um recado para as outras meninas: somos todas lindas.

@ceucomdiamantes

Aos poucos

[…] A ideia de beleza da sociedade em geral faz com que a gente passe a gostar menos de nós mesmas. Faz com que a gente se sinta mal com as características que nos fazem ser quem somos. É horrível se sentir assim e eu me sentia sempre. Só estava bonita de chapinha e maquiagem, caso contrário até as amigas (pois é, somos todas vítimas) comentavam “não vai se arrumar, não?” ” cê tá tão mulamba”. Aos poucos minha cabeça tá mudando, e estou gostando mais de quem sou.

@mariaclaramelocosta

“Você tá doente?”

[…] Sou dentista e normalmente uso um kg de massa corrida e rimel e blush e pó anti brilho e o escambau! E quando comecei a adotar a terça sem make, meus pacientes perguntaram se eu tava doente, meu chefe se eu tava bem.. Eles tinham a imagem “Maria Clara pintadinha” todo dia, aí eu só respondia que tava ÓTIMA :) e que aquela era a verdadeira eu! Sem maquiagem! E eu adoro terça agora. Porque eu sou a verdadeira Maria Clara, com cicatriz/falha na sobrancelha de acidente de carro porque fui desviar de 2 gatinhos, de sardinhas nas bochechas das longas e deliciosas férias da vida toda, d olheiras de assistir os meus seriados divertidos e do sorriso no rosto de quem só quer ser feliz! Maquiagem é opcional! Mas por debaixo dela, eu sempre vou ser eu!

@shutupmarie // @girlswstyle

Sororidade

Eu adoro maquiagem! Ainda mais quando é um batom colorido, ou um olho bem pretão, esfumado… acho lindo! Mas confesso que sou do time cara limpa most of the time. Quando começamos com a#TerçaSemMake eu fui a que achei mais tranquilo, mas vi também como eu tava ajudando a Nuta, que era a mais encanada. Tem quem não ligue, ache idiota… e essa poderia ser eu. Mas uma vez que você entende a ideia por trás do movimento e começa a ver como outras garotas começaram a se libertar de algumas “amarras sociais”, é impossível ficar de fora!

terça-sem-make---depoimentos-2

@annaluisamello

A gente esquece como é bonita

É, às vezes a gente fica se prendendo tanto a maquiagem que esquece de como é bonita sem ela. Eu, por exemplo, nunca pensei que ia publicar uma foto sem make, principalmente colocar no meu perfil e me achar muito bonita.

@kabeltrani

Maquiadora Profissional

[…] Sempre tive muita intimidade com maquiagem, desde pequena, por minha ser maquiadora profissional há muitos anos. Descobri aquele universo cheio de quartetos e paletas de sombras, pós, corretivos e batons, e acredito que como uma “proteção” adotei ele pra minha vida. Sempre fui branquinha e por consequência disso, fui chamada de fantasma, gasparzinho, múmia, sim, múmia, acreditem […]. No 3° colegial, descobri o delineador “pin up”, o blush e o batom vermelho e sim, eu usava loucamente das 07h da manhã, quando ia para a escola, até a noite para sair. Durante muitos anos, essa maquiagem foi a minha “marca registrada”. O tempo passou e há exatamente um ano atrás eu parei pra pensar, se realmente eu precisava de tudo aquilo, de quem eu estava me escondendo? Fui largando tudo aos poucos e sem muita resistência. Primeiro o pó, depois o delineador e o batom vermelho, logo depois o meu aliado, o blush, que me dava o “ar de saúde”, a cara coradinha, caso contrário eu sempre ouvia que estava pálida ou a seguinte pergunta: Tá doente, Karla? Não, não tô doente, essa sou eu e eu não preciso de maquiagem para ser bonita e ter “um ar de saúde”, bonito mesmo é ser natural. E muita coisa rolou até eu descobrir a #terçasemmake e ver que eu não estava sozinha nisso. São mais centenas de garotas pedindo liberdade, deixando nossa pele respirar e nosso verdadeiro eu transparecer sem medo de ser feliz! Hoje sou mais que uma adepta ao movimento das meninas do GWS e carrego isso pra minha vida, não só as terças. Curto minhas sardas no rosto, minhas pintinhas […] Me curto em cada detalhe que me torna única e especial! Agradeço vocês pelo movimento incrível e por resgatar a nossa auto estima e amor próprio!

@guidocarol // @girlswstyle

Rehab

Antes da #TerçaSemMake eu acordava 40min mais cedo pra me maquiar pro trabalho, gastava demais em produtos que fariam meus poros parecerem menores e passava muito tempo vendo tutoriais de como afinar o nariz. Mas o pior disso não era a maquiagem em si, mas o que se passava na minha cabeça. Pensamentos como “quem não tem dinheiro pra plástica vai de truque afinador hahaha” soavam normais pra mim. Auto depreciação disfarçada de vaidade e humor. E na primeira vez que pensei em postar uma foto sem maquiagem por aqui, não foi nada fácil. Por mais que eu conseguisse postar, ainda me achava feia. Precisei parar de acompanhar algumas revistas e blogs, procurei novas fontes de informação, conversei com pessoas que pensavam sobre autoimagem de um jeito novo pra mim. O jeito que diz que você não pode definir beleza por padrões. Que a beleza precisa ser livre e única, não “impecável”, “sem olheiras” e “poros dilatados nunca mais”. Aprendi (ainda estou aprendendo, na realidade) a redefinir meu conceito de beleza e isto me libertou.

terça-sem-make---depoimentos-3

@femarconi

Apresentável e sem make

[…] Antes só me sentia segura de make (e achava que isso ainda era verdade). Mas esses dias tive que ir sem make pro shopping (pra comprar uma base), num final de semana… achei que seria sofridissimo, mas fiquei surpresa quando me vi entrando em lojas que ‘só entrava apresentável’ – com make e com a roupa “certa” – de boa, sem make, sem sofrimento, super confiante! Daí me dei conta que, com certeza, isso foi graças ao terça sem make, já que acho que se expor na internet sem make é bem ‘sério’. Eu mesma demorei pra ter coragem de entrar na campanha de cara lavada… mas depois desse fim de semana percebi como realmente me libertei das amarras!!

@isthatwtf

Olheiras

Confesso que depois desse projeto, maquiagem é a última coisa que eu penso. Antes eu usava make assim que eu acordava e ficava o dia todo assim. Sempre tive muito receio com as minhas olheiras, sempre me “zuavam” por causa disso. Mas hoje graças a VOCÊS estou bem assim, me sinto mais leve. […]  Obrigada meninas, posso dizer que vcs mudaram a minha rotina.

@tamiyou

Pele (im)perfeita

Sabe, eu era o tipo de pessoa que passava “aquele reboque” pra ir na padaria. Além de fazer a besteira do ano na minha pele, gastava um rio de dinheiro em make […]. Me sentia constrangida ao extremo de sair de casa sem maquiagem. Tenho a pele oleosa, histórico de acne e todo o mimimi que faz qualquer menina derrubar a auto estima. Não é a toa, me lembro de todas as vezes que eu chorei um rio Tietê inteiro por não ter a pele perfeita da Cara Delevigne. Nunca postei uma foto na terça sem make. Talvez por que expor em redes sociais seja um passo maior que a perna pra minha mente ainda em expansão. O fato é: me sinto corajosa. Coragem que eu mostro nos dias que vou pra agência de cara limpa, que chego na faculdade sem nem um rímel, que apareço na frente do meu namorado assim, como vim ao mundo. Muda muito na nossa vida, viu? Economiza tempo (MUITO), melhora a pele, e o maior bem que isso pode trazer é aceitar como você é! Não tomar o susto do século se olhando no espelho dia após dia, enxergar seus pontos positivos de forma natural e perceber que: NOSSA, meu nariz nem é tão feio sem aqueles truques de “afina, contorna, ilumina, reboca”. […] Mas olha, a melhor coisa que a#terçasemmake fez, foi me mostrar que não existe um “padrão instagram de qualidade”. Somos normais, meninas ou mulheres simplesmente normais, com nossas rotinas e objetivos, corajosas por enfrentar o mundo todos os dias e com todo o direito de fazer isso com mais conforto, e principalmente amor… Por nós mesmas!

@_nuta // @girlswstyle

Escrava da maquiagem

A #terçasemmake é muito importante pra mim. Não só como um projeto do GWS, mas como algo que também me transformou e também melhorou a minha autoestima. De nós três, eu fui a que se sentiu com mais medo do desafio quando decidimos desenvolver esse movimento. Isso porque eu mesma, me sentia um pouco escrava da maquiagem. Me sentia insegura em conversar com as pessoas ou encontrar um conhecido na rua quando estava sem make. A ideia de postar uma foto minha assim,era algo que eu jamais imaginaria fazer. Pois é, o #terçasemmake sem Make também foi libertador pra mim. Sair às terças sem make, postar fotos no Instagram e ver que na verdade, a grande maioria das coisas eram “nóias” minhas, me ajudou muito em me libertar e não me sentir mais insegura sem maquiagem.

 

Vamos, poste sua selfie, conte seu depoimento e participe da #TerçaSemMake. Hoje é um ótimo dia pra começar a vestir sua nova autoestima!

Curtiu o post? Que tal dar uma forcinha e ajudar a gente a divulgar o GWS? Dá um like, compartilha, um tuite também vale! :)

Ah, e pra saber mais do nosso universo encantado, é só seguir a gente nas redes sociais:

Instagram // Twitter // Facebook // Tumblr // Newsletter do GWS

Tags:


9 + 5 =


0 Comentários