Coursera: Faça os melhores cursos do mundo de graça

Por Carol Guido / carol@gwsmag.com

coursera

Se tem uma coisa que faz toda a diferença na vida de uma pessoa é o acesso a educação. E tem gente que sabe disso muito bem e não quer ficar deixando esta responsabilidade pro governo.

As pessoas que tô falando são dois professores de ciência da computação da Universidade Stanford, Andrew Ng e Daphne Koller, que criaram o Coursera.

Coursera é uma plataforma de educação que tem parceria com as melhores universidades do mundo, para oferecer cursos on-line para todos. Gratuitamente.

Pra ter uma noção, são 62 instituições de ensino com eles, entre elas a Yale, Stanford, Brown, University of London. Dá pra ver todas aqui. É realmente maravilhoso.

Sabemos que vocês gostam de aprender, por que nós também somos assim. Sabemos que gostam de participar de cursos, palestras, workshops desde que sejam agregadores pra vida e pra carreira. Por isso, apesar de ter conhecido a plataforma há um tempão, não poderia deixar de dar a dica quando a ideia do post surgiu. Temos certeza que vai ser útil pra alguém.

Que cursos existem? Qual a duração? Pra que servem?

A diversidade e utilidade são imensas. Existem cursos de direito a saúde e biologia. Tem arte, negócios, sociologia, engenharia, nutrição… Veja todos os cursos aqui e vá filtrando sua busca.

Você pode selecionar o idioma das suas aulas, mas dependendo do que escolher, pode não ter muito material pra você. Sem dúvida quem fala inglês tem mais conteúdo disponível pra aprender.

A duração depende muito do curso. Tem alguns pequenos, de 4 ou 5 semanas, outros maiores, de 10, 12, até 17 semanas.

Como funcionam as aulas?

Existem os cursos avulsos e as especializações, que são uma combinação de cursos que, juntos, dão formação especializada sobre aquele determinado assunto.

Eu já fiz dois cursos, um eu não terminei e o outro ainda estou fazendo. Pela minha experiência funciona assim:

Você faz seu cadastro no site, se aplica pra um curso e aguarda o dia dele começar. Daí, teus professores vão dispinibilizar o material de toda a semana pra você se organizar e assistir da forma que preferir. Mas pra ter seu certificado de conclusão, não perca o prazo de envio de exercícios para a avaliação. Tem que ter disciplina. Em geral toda semana tem algo pra fazer, mas os prazos de entrega são bem razoáveis.

Recebo algum certificado?

Sim! São dois tipos de certificado no Coursera, o com e o sem certificação digital.

Os sem certificação são os que tem em todos os cursos que estão no site. Se você assiste as aulas, entrega os exercícios no prazo e passa, é este que você vai ter. Sem pagar um centavo.

O com certificação digital está disponível para alguns cursos e custam $49. A vantagem é que com este, há a segurança total que você que está assistindo as aulas e por isso, é mais aceito como comprovante de conclusão.

Alguns exemplos de cursos aleatórios e legais que achei por lá:

The Music of the Beatles 

The Music of the Rolling Stones, 1962-1974 

Introduction to Music Production 

Creative Problem Solving

Managing Fashion and Luxury Companies

Creativity, Innovation, and Change

A missão dos caras é construir um futuro onde todos tenham acesso a uma educação de qualidade. Eles querem capacitar as pessoas pra que elas possam melhorar suas próprias vidas, as vidas de suas famílias e comunidade.

Eu já tô finalmente concluindo um curso e mega feliz com o aprendizado. E vocês, tão esperando o que pra começar a aprender o que quiser?

Curtiu o post? Que tal dar uma forcinha e ajudar a gente a divulgar o GWS? Dá um like, compartilha, um tuite também vale! :

Ah, e pra saber mais do nosso universo encantado, é só seguir a gente nas redes sociais:

Instagram // Twitter // Facebook // Tumblr // Newsletter do GWS

assinatura-Carol_11

Tags:


6 + 1 =


1 Comentários