Decor: Entenda as cores e saiba qual melhor escolha para a parede da sua casa

Por Girls With Style / gws@gwsmag.com

Por Lis Souza:

Decorar não parece fácil, nem barato, mas quem não gosta de ter um cantinho com a sua cara, né? Cores falam muito do nosso estado de espírito, do nosso temperamento e dos nossos desejos sabiam? Além disso, as cores tem efeitos sobre nosso humor, nossa disposição e até sobre nosso sono, por isso é bem legal se dedicar a pesquisar cada cor com o apoio do circulo cromático e uma googlada antes de pintar as paredes.

Eu recentemente me mudei de um apartamento onde morei por quase 4 anos, apesar de ter caído lá de paraquedas e não ter decorado quase nada eu tinha um xodó pelas paredes dele porque mesmo sem habilidade, meu marido escolheu vermelho e verde limão – cores complementares – pra pintar a sala de estar, que faziam uma composição perfeita com os móveis pretos e as paredes brancas, que faziam todo o contraste ser menos pesado aos olhos. As combinações possíveis são tantas que é só soltar a imaginação e o capricho pra mudar a cara da casa e dar vida nova a um cômodo ou móvel velho.

Tecidos, almofadas, tinta, papel adesivo e até latas ou garrafas são formas fáceis e baratas de adicionar cor na sua decoração. Se quiser mais referências sobre isso, tem mais nesse nesse post aonde eu coloquei dicas de pequenos objetos ou modificações que deram certo por aqui gastando bem pouco.

Tá afim de mudar as cores dos móveis ou das paredes e não sabe como começar? Pega algumas dicas de como usar cores na decoração:

gws-decor-cores-primárias

Cores primárias: Vermelho, azul e amarelo.

São cores que se combinadas originam todas as outras, podem ser o ponto de início da sua decoração. Começando com uma delas você pode escolher variações que conversem entre si ou tonalidades da mesma cor.

Colocando as 3 cores primárias juntas nós temos ambiente alegres, que estimulam a criatividade. Muitas escolas usam isso pra criançada como recurso educativo, um designer ou redator que trabalhe em casa e precise de um escritório bem estimulante pode usar as 2 cores básicas sem medo – o escritório do Google segue essa premissa, assim como o logo.

Combinações e variações de cores

gws-decor-degradê

Tons ou degradês

Quase sempre é a mais sutil forma de combinar cores na decoração, unir tons da mesma cor em um ambiente é o jeito fácil de começar e te dá a possibilidade de ousar em texturas, imagens e estampas. Fazer um degradê de cores entre parede e mobília é moderno e um pouco mais complexo pra quem não tem habilidade, mas se for em listras, por exemplo, fica lindo e fácil de reproduzir: fita crepe e capricho no pincel!

gws-decor-análogas

As cores análogas

São as que ficam lado a lado no círculo cromático e juntas elas criam um contraste, não tão sutil como um entre-tons, mas muito mais fácil de usar sem deixar de ser ousado.

gws-decor-complementares

Cores complementares

Estão frente a frente no círculo cromático, com essas cores a gente já começa a sair do senso comum das combinações. É mais simples colocar cores complementares em móveis e brincar com a posição deles.

gws-decor-círculo-cromático

Triangulação e cores meio complementares

Temos a combinação de 3 cores, que conversam entre si pela posição que ocupam no circulo cromático.

Curtiram as dicas? E aí, de qual cor vocês querem pintar a parede da casa de vocês?

Curtiu o post? Que tal dar uma forcinha e ajudar a gente a divulgar o GWS? Dá um like, compartilha, um tuite também vale! :)

Ah, e pra saber mais do nosso universo encantado, é só seguir a gente nas redes sociais:

Instagram // Twitter // Facebook // Tumblr // Newsletter do GWS

assinatura-Lis

Tags:


7 + 1 =



Warning: file_get_contents(https://graph.facebook.com/?id=http://www.girlswithstyle.com.br/decor-entenda-as-cores-e-saiba-qual-melhor-escolha-para-a-parede-da-sua-casa/&summary=1): failed to open stream: HTTP request failed! HTTP/1.1 403 Forbidden in /home/gwsmag/www/wp-content/themes/gws/comments.php on line 60

0 Comentários