Desejando muito usar: O Jeans da vez, desfiados e desconstruídos!

Por Nuta Vasconcellos / nuta@gwsmag.com

gws-moda-tendência-jeans-desconstruído-e-desfiado

O bom e velho jeans nunca sai de moda. Mas a forma que usamos a peça, muda e muito! Já foi tendência skinny, flare, com lavagem, sem lavagem, com aplicações, stretch… difícil enumerar. Mas se você usava jeans no início dos anos 00, principalmente adolescente, lembra bem como usávamos: Cortávamos a barra com tesoura e não costurávamos. O efeito final? A barra desfiada. Garotas mais ousadas também cortavam o cós da calça, porque nessa época também, além do desfiado, legal era o jeans baixíssimo. E os cortes e desfiados não se limitavam as calças não. Barras, punhos e colarinhos das jaquetas jeans também ganhavam cortes, assim como claro, o short. Uma forma simples de desconstrução. Nessa mesma época, outra forma de desconstruir e construir, ficou popular: O patchwork (trabalho que consiste em juntar peças de tecido de várias cores, padrões e formas, costuradas entre si, formando desenhos geométricos).

gws-moda-tendência-jeans-desconstruído-e-desfiado-2

Já estamos cansadas de saber que a moda é cíclica, ou seja uma hora tudo que foi, volta! Mas de uma forma repaginada, sempre. O jeans desfiado e desconstruído voltou, mas ganhou uma roupagem mais atual. Mas afinal, quais são as grifes responsáveis por esse retorno? Difícil saber quem deu o pontapé inicial, mas sabemos com certeza, quais são as marcas que apostaram em peças assim e estão bombando no street style pelo mundo.

gws-moda-tendência-jeans-desconstruído-e-desfiado-marques'almeida

Uma dessas grifes é sem dúvidas nenhuma a Marques’Almeida, dos designers Marta Marques e Paulo Almeida. Os dois são portugueses, mas a marca se consolidou em Londres com uma pegada despreocupada, cool e urbana. O jeans da marca está cada dia mais popular e é fácil reconhecer só de olhar. O engraçado é que a Marques’Almeida nunca quis ser uma label de jeanswear. Querendo ou não, não há dúvidas que são deles os mais desejados do momento principalmente quando o assunto é t-shirt dress. Uma grife relativamente nova e que promete ainda crescer muito!

gws-moda-tendência-jeans-desconstruído-e-desfiado-vetements

Quem também está ganhando destaque quando o assunto é jeanswear é a grife queridinha na gringa, Vetements. A marca foi formada originalmente em Paris, por um coletivo de oito pessoas, que se dividem entre design, produção, vendas e administração. Mas Demna Gvasalia, está à frente da direção criativa. Em poucas temporadas, a marca virou “hype” e ganhou o coração de fashionistas, famosos como Rihanna e Kanye West e das principais editoras de moda.

Por que o jeans da marca ficou tão popular? A Vetements tem como característica peças, vamos dizer assim… desconjuntadas! Parece que algo está sempre fora do lugar, brincando com proporções. Nessa temporada por exemplo a marca foi uma das que investiu nas mangas exageradas e teve em sua coleção, camisas com as mesmas, mais longas do que os braços.

A calça jeans da marca é uma mistura bem atualizada e fashionista de todas as coisas populares do jeans no início dos anos 00: Tem desfiado, tem desconstrução, tem patchwork! As calças da Vetements são feitas artesanalmente a partir de reforma de jeans vintage e, na confecção da peça, diferentes calças jeans são combinadas e costuradas numa técnica parecida com o patchwork, resultando em uma calça com um corte reto, cintura alta e comprimento um pouco acima da altura do tornozelo. Pra finalizar, um detalhe que faz toda a diferença e deixa a peça característica da marca: Esse corte na barra da calça é geométrico e levemente maior na parte de trás, ou nas laterais, o que caracteriza uma legítima Vetements.  As calças apareceram pela primeira vez no desfile de outono/2014 da marca, mas viraram febre mesmo em 2015. Poucos dias depois de começarem as vendas, elas praticamente esgotaram. Por serem feitas manualmente, o preço é bem salgado, cerca de 1450 dólares. Recentemente, Gvasalia declarou que com o sucesso das calças, eles estão trabalhando em levar a produção para a escala industrial, para o preço se tornar mais acessível.

gws-moda-tendência-jeans-desconstruído-e-desfiado-3x1

Ainda nesse clima de desfiados, outro modelo de jeans que estou vendo muito por aí são as barras tão desfiadas que formam “franjas” longas. A marca que investiu na peça e está ganhando o armário dos amantes da moda é a americana especializada em jeans, 3×1. O modelo, WM3 Crop Fringe acredite, tem fila de espera.

Uma coisa é certa: Não vai demorar muito para as grifes nacionais e de fast fashion reproduzirem suas versões de Marques’Almeida, Vetements e 3×1! Isso você pode ter certeza.

– ♥ –

Curtiu o post? Que tal dar uma forcinha e ajudar a gente a divulgar o GWS? Dá um like, compartilha, um tuite também vale! :)

Ah, e pra saber mais do que rola no nosso dia a dia, é só seguir a gente nas redes sociais:

Instagram // Twitter // Facebook // Tumblr // Newsletter do GWS

assinatura-Nuta_2

Tags:


7 + 7 =


0 Comentários