Grifes como Oh Boy! e TNG investem na Art Nouveau para o inverno 2012

Por Girls With Style / gws@gwsmag.com

Por: Lauren Scheffel

Art Nouveau é um tipo de estética que revolucionou o design e a arquitetura no final do século XIX, onde o objetivo era ir contra a produção em massa com a valorização do artesanato, causando influência em diversas áreas, inclusive na moda.

Devido à busca por formas orgânicas, a natureza serviu de grande influência para os desenhos desta época. Flores, folhas, arbustos, animais, insetos (principalmente libélulas) linhas sinuosas, arabescos e curvas também pertenceram ao estilo.

Os artistas desta época foram fundamentais para introduzir esta nova arte na moda. Por incrível que pareça, o maior destaque na moda não pertenceu a um estilista, mas um pintor austríaco, chamado Gustav Klimt. Sua contribuição foi tão significativa que rendeu um livro chamado Klimt e a Moda.

Mais de 100 anos depois, suas obras serviram de tema para diversas coleções como o desfile de alta costura da Dior de 2008. Ainda sob o comando de John Galliano, o designer conseguiu adaptar ao seu estilo pomposo os desenhos de Klimt, sendo que o pintor só criou roupas em suas telas, nunca na vida real.

A Prada em coleção de 2008 e Alexander McQueen também se inspiraram na art nouveau.

Outros fatos também marcaram este movimento na moda. Uma delas são as famosas estampas florais da marca inglesa Liberty, reconhecidas e usadas até hoje. Ainda na Inglaterra, na década de 60, o estilo influenciou novos criadores como a grife Biba.

Nos últimos desfiles da temporada de moda brasileira, marcas como Oh Boy, TNG, Cavendish, Bianca Marques, entre outros, apostaram na estética art nouveau

E vocês? Gostam?

 

 

 

Tags:


1 + 4 =



Warning: file_get_contents(https://graph.facebook.com/?id=http://www.gwsmag.com/grifes-investem-na-art-nouveau-para-o-inverno-2012/&summary=1): failed to open stream: HTTP request failed! HTTP/1.1 403 Forbidden in /home/gwsmag/www/wp-content/themes/gws/comments.php on line 60

0 Comentários