A influência da Índia e de outros países emergentes na moda.

Por Nuta Vasconcellos / nuta@gwsmag.com

Desde que  Chanel desfilou um pré- fall inspirado na Índia eu redobrei a atenção para essa tendência. Redobrei porque já tinha percebido ela bem antes, em tumblrs e blogs de garotas gringas. Porque afinal de contas, tudo começa nas ruas.

A influência da Índia na moda atual na minha modesta opinião é a combinação de dois fatores. Primeiro, blame os anos 90. É impressionante como essa nova geração que ainda era bebê na década de 90 está disposta a “desenterrar” tudo daquela época, inclusive a inspiração na Índia.

Bom se você não tá entendendo nada, te explico. Nos saudosos anos 90 a estética indiana era influência máxima para as garotas descoladas da Califórnia. Elas reproduziam a maquiagem, os cabelos e até alguns acessórios como o  bindi (que conhecemos como terceiro olho), maxi – brincos e até o tradicional nathni (o brinco que liga a orelha ao nariz). Entre essas garotas descoladas da Califórnia estava Gwen Stefani estourando no mundo com o No Doubt e o mega hit Don’t Speak. Não dá pra entender a ligação entre a Índia e a Califórnia, mas o que interessa aqui é que Gwen, era influência para 9 a cada 10 adolescentes da época e assim a estética ficou ainda mais popular e ganhou o mundo.

Ela usava e abusava desses elementos não só em seus looks, mas em clipes da banda como “Oi To the World”

Aliás foi dessa fonte 90’s da Índia pop que grifes da London Fashion Week como Nathan Jenden na primavera/verão 2010,  Ashish na recente coleção de outono 2012 e Jeremy Scott na NYFW coleção outono/inverno 2012/13 beberam.

Mas como eu disse no começo do texto, acho que a tendência em pleno ano de 2012 tem dois fatores.

O segundo fator seria a economia mundial. Garotas, esse mercado da moda não dá ponto sem nó…  Com os Estados Unidos e a Europa em um momento balança – mas – não-  cai, o olhar começa a se voltar para as novas potências, outros países ricos que não faziam parte do “circuito”. Acho que a Índia entra nessa, já que a mesma está em ascensão. Vai me dizer que as milionárias indianas não babaram na coleção da Chanel? Outra grife de peso já tinha percebido futuro naquela região. Em 2011 Christian Louboutin fez uma coleção que enlouqueceu as noivas indianas.

E podem ficar ligadas. Por conta dessa reviravolta econômica não só a estética indiana promete aparecer na moda e na cultura pop. Além da Índia vamos ver as influências dos Países árabes, China e Brasil na moda, música e cinema. Tá aí o clipe da M.I.A, Bad Girls, que não me deixa mentir.

Afinal está tudo conectado. Moda e economia precisam andar de mãos dadas.

Beijos, N.

Tags:


4 + 1 =



Warning: file_get_contents(https://graph.facebook.com/?id=http://www.gwsmag.com/influencia-da-india-e-paises-emergentes-na-moda/&summary=1): failed to open stream: HTTP request failed! HTTP/1.1 403 Forbidden in /home/gwsmag/www/wp-content/themes/gws/comments.php on line 60

0 Comentários