Levantando a bandeira da beleza real! Conheça Negahamburguer

Por Nuta Vasconcellos / nuta@gwsmag.com

O primeiro contato que tive com o trabalho da Negahamburguer foi pelo facebook. Alguém compartilhou uma das suas ilustrações e eu me apaixonei de cara e logo procurei saber mais sobre a criadora. Na pesquisa acabei me apaixonando não só pelos seus desenhos, sempre tão inspiradores, mas também pela história por trás de cada ilustra.

negahamburguer

Negahamburguer, que também atende por Evelyn Queiróz, tem 27 anos e ilustra mulheres destacando a diversidade como beleza. Em seus desenhos as personagens assumem suas formas: gorda, magra, alta, baixa, com dobrinhas, curvas e pelos.

1012896_231034447044089_1093704897_n

Todas são mulheres exercendo o poder de aceitação. Sim, se aceitar é a decisão mais poderosa que uma mulher pode fazer. E Negahamburguer trabalha essa aceitação em seus desenhos de forma alegre e verdadeira. Falar sobre aceitação em uma época de #projetos é algo muito complicado… Até porque, muita gente confunde aceitação com comodismo. A gente não tá falando aqui pra você ficar no sofá comendo fandangos com coca-cola. Apesar de ser um dos programas mais gostosos do mundo, a gente sabe que fazer desse prazer um hábito vai empobrecer sua alimentação e prejudicar sua saúde. É claro que você deve praticar exercícios, é claro que você deve alisar seus cabelos se você acha que isso vai te fazer se sentir melhor.

negahamburguer-09

Mas seu amor próprio, sua autoestima, sua vontade de VIVER a vida não pode depender do fato de você vestir 38 ou ter os cabelos de Gisele Bundchen. Quantas vezes você já não deixou de curtir o verão porque “não estava com corpo de biquini”? E como já bem dizia o gênio John Lennon: “A vida é o que acontece enquanto estamos fazendo outros planos”. E sim, por mais clichê que seja, a vida é uma só e acredite em mim, você vai se arrepender dos verões que passou se escondendo quando estiver mais velha.

1393589_262000103947523_780011756_n

Negahamburguer é uma dessas garotas que percebe que a autoestima de uma menina é machucada todo o tempo pela  mídia e por nossa sociedade machista e resolveu ajudar outras garotas com arte. Ela decidiu transformar a dor e a coragem das mulheres “fora de padrão” (que padrão?) em um projeto, o Beleza Real. Por meio de intervenções urbanas (grafites e stickers), a artista espalha pela cidade as histórias dessas pessoas que “por culpa do padrão de beleza que é imposto já sofreram algum tipo de preconceito por qualquer condição linda que a nossa sociedade insiste em falar que não é bom ou bonito”.

negahamburguer-03

Essa campanha pretende materializar o sonho de fazer um livro de ilustrações baseado em relatos de mulheres reais que buscam a liberdade de ser, de viver sua própria beleza, livre de padrões e preconceitos.

O projeto consiste em apresentar, por meio de intervenções urbanas, livros, objetos e outras ações, histórias de mulheres reais que sofreram algum tipo de discriminação por preconceito a suas condições e por pressões de padrões sociais de beleza. São garotas que relatam o que já sofreram por serem magras, gordas, altas, baixas, negras, albinas, por terem pelos, por não terem peito ou qualquer outro aspecto do seus corpos e até pela simples condição de seu gênero, pela condição de ser mulher.

Curtiu o projeto? Apoia essa ideia? Quer ter uma ilustra feita pela Negahamburguer? Vem saber mais sobre o Beleza Real e faça com que a ideia do livro, vire realidade! Qualquer pessoa pode colaborar em troca de brindes como a própria publicação, camisetas, adesivos e cadernos.

É muito bom saber que por aí, tem outras garotas que como o GWS acima de qualquer #projeto acredita no projeto da beleza real.

 

Tags:


5 + 3 =



Warning: file_get_contents(https://graph.facebook.com/?id=http://www.girlswithstyle.com.br/levantando-a-bandeira-da-beleza-real-conheca-negahamburguer/&summary=1): failed to open stream: HTTP request failed! HTTP/1.1 403 Forbidden in /home/gwsmag/www/wp-content/themes/gws/comments.php on line 60

1 Comentários