Lomo way of life.

Por Nuta Vasconcellos / nuta@gwsmag.com

Em 1982 na URSS, o diretor da empresa de máquinas fotográficas LOMO recebeu a missão do general Igor Petrowitsch Kornitzky, do Ministério da Indústria e da Defesa Soviética: Desenvolver máquinas fotográficas pequenas, leves e fáceis de usar. O general amante da fotografia, tinha se apaixonado por uma máquina japonesa com esses atributos. E assim, a Lomo Kompact Automat foi produzida em série e vendida não só na União Soviética, mas também em outros países.
Espaço
Mas o conceito da Lomo como conhecemos hoje, começou em 1991, em Praga quando dois garotos vienenses, de férias na capital da República Checa, descobriram a máquina Lomo. Fotografaram tudo, muitas vezes até sem nem olhar na objectiva (aquele buraquinho que olhamos para “enquadrar” a foto). Os meninos se apaixonaram pela cor, luz e a qualidade das imagens que ficavam incríveis focadas ou desfocadas. A moda da Lomo se espalhou entre os jovens da cidade, e em 1995 nascia em Viena, na Áustria, a Sociedade Lomográfica e a primeira Lomo Embaixada. E não demorou muito para febre se espalhar pelo mundo.
Espaço
Lomos são máquinas de plástico, analógicas (funcionam à pilha e com rolo de filme) e hoje em pleno 2011 quase 30 anos depois do começo da história, e em plena era digital, a lomografia só ganha forças e mais adeptos. As máquinas fogem completamente da “perfeição” das suas amigas digitais. Vaza a luz, tem distorção da cor e enquadramento inusitado. E é isso o mais divertido nela, as fotos são sempre uma surpresa.
Espaço
Revelar filme hoje em dia não é caro e na casa de revelação você pode pedir revelação em cd ou até mesmo pra colocarem no seu pen drive. Isso é Lomo na era digital.

Aqui no GWSmag nós morremos de amores por elas, e já até usamos uma Pop9 na cobertura do último Fashion Rio.

Espaço
Tá apaixonada e quer uma? Existe uma variedade enooorme de Lomos com vários preços, tamanhos e efeitos. Mas resolvi mostrar pra vocês as três mais populares do momento (pesquisa feita entre amigos hahaha) e seus efeitos:
Espaço
Espaço

DIANA F+

Espaço
Espaço

FISHEYE

Espaço
Espaço

COLORSPLASH

Espaço
É muita coisa pra se falar sobre Lomos… modelos, efeitos, dicas… mas eu acho que o post deu aquele pontapé inicial pra quem quer mergulhar nesse universo.
Espaço
Pra saber mais e comprar a sua, tem o site oficial da Lomo no Brasil: Lomography
Espaço
E quem já tiver a sua, aproveite os comentários para dar dicas e compartilhar outros sites sobre o assunto.
Espaço
Qual sua Lomo favorita?
Espaço

Tags:


2 + 5 =


10 Comentários

  • Gabriela

    Putz! me amarro! acho que vou pedir uma de nivers… hehehe

  • Mariane

    A minha é a Diana F+, amo de paixão!!
    Beijos

  • Gabriela

    Sou a favor de a Carol Vianna ter uma coluna só sobre fotográfia aqui!

  • Bel

    Eu amo Lomo! Quero uma de niver! A Diana é a minha preferida.

  • Clarissa

    Muito legal o post.

    Minha câmera preferida é a Action Sampler, comprei a minha há uns 6 meses. Acho o efeito das múltiplas lentes muito bacana… Tenho algumas fotos com a minha aqui: http://www.flickr.com/photos/clarissajustino/sets/72157626580155288/

  • Carolina

    minhas fto aiiiii eeee!

  • Paula Neves

    Eu estou começando a me aventurar por esse mundo. Mas estou desbravando o território paradoxal da lomografia digital… :P Hipstamatic e Instagram FTW!

  • Ju Costa

    Diana F+ é incrível mas, Fisheye tem o seu valor néam :~
    Tô querendo uma ColorSplash, alguém tem, recomenda?

    Sou a favor de a Carol Vianna ter uma coluna só sobre fotográfia aqui! +1
    Concordo com a Gabi! :)

  • Nuta Vasconcellos

    Ju, a Vianna tem a colorsplash! ela usa pra caramba… eu pessoalmente adoro as fotos.
    Sobre a coluna…pode ter certeza que depende totalmente dela! hahhaa

  • Carolina

    E o vício de sempre querer mais uma? E as edições especiais, como a Diana “Love Is In The Air” que será lançanda por esses dias no Rio? Genteeee, num guentooo! Lomo é muito amor! <3