Looks esportivos: FILA e Champion ganham espaço na moda de rua

Por Nuta Vasconcellos / nuta@gwsmag.com

Não é de hoje que percebemos que o ready-to-wear, a moda de rua, se transformou em looks esportivos, aqueles saídos da academia ou de alguma quadra de esportes. Em 2015, vimos a adidas se transformar na  marca mais desejada, lançando tendências e fazendo parcerias que se esgotavam em minutos.

looks-esportivos-moda-de-rua-anos-80-90-fila-champion_gws

Na leva, logo estávamos vendo por aí Nike e Puma ganhando as ruas e o coração dos apaixonados por moda. Mas agora marcas “menores” com uma pegada mais underground estão dominando o armário dos fashionistas mais atentos: FILA e Champion.

looks-esportivos-moda-de-rua-fila-gws

A FILA nasceu em 1911 em Biella, Itália. Inicialmente a empresa não tinha nada de esportiva, já que eles confeccionavam roupas íntimas. Nos anos seguintes a empresa ficou conhecida em toda a Itália pela alta qualidade de suas roupas, mas foi sob o comando de Enrico Frachey que a ingressou na área esportiva, somente em 1973, após adquirir experiência no mercado têxtil durante décadas. No mesmo ano a empresa lançou sua primeira linha de roupas esportivas para a prática do tênis, esporte em que a FILA se tornou referência. De lá pra cá, muita coisa aconteceu com a marca. Nos anos 80, início dos 90, décadas que oficializaram os looks esportivos como roupas para as ruas, a marca já era vista no underground e em looks dos mais alternativos. Em 2016, a FILA tem se firmado como a queridinha dos fashionistas e vem sendo usada em editoriais de moda.

looks-esportivos-moda-de-rua-champion-gws

Coladinha ali com a FILA, temos uma marca esportiva americana de Nova Iorque que sempre procurou ter uma identidade mais alternativa e ligada ao universo adolescente: A Champion, que produziu uniformes para algumas equipes da Associação Nacional de Basquete nos Estados Unidos durante a década de 90 e alguns times da NFL durante os anos 80 e 90. A Champion também produziu sportwear para importantes faculdades americanas e hoje, seus moletons viraram febre entre os amantes da moda esportiva, depois da sacada em se unir com a marca descolada, Supreme.

Seja adidas, Nike, Puma, FILA ou Champion é inegável a força da moda esportista nos dias de hoje. Cada dia mais tecnológicas, modernas e inovadoras, as marcas de sportwear seriam as novas grifes desejo, um símbolo de uma nova linguagem do luxo ou apenas uma moda passageira? Só o tempo dirá.

— ♥ —

assinatura_2016_nuta-vasconcellos1

Tags:


1 + 6 =


0 Comentários