#MãeNuta: Cristais e minerais, como usar energeticamente as pedras

Por Nuta Vasconcellos / nuta@gwsmag.com

#maenutaIlustração: Isabela Gabriel especialmente para a coluna #MãeNuta

Como algumas de vocês já sabem, eu sou mística. Pouca gente entende o que isso significa, então vou explicar: Misticismo é a prática, estudo e aplicação das leis que unem o ser humano com a natureza, sem dogmas ou religião. O místico estuda várias vertentes do misticismo, como astrologia, tarô, cristais, runas… E como tudo na vida, você se identifica mais com um estudo e se aprofunda mais nele. No meu caso, foi o tarô. Eu me interessei por esse universo muito cedo, com 6 anos eu já amava duendes e fadas e com 10, falava que era cigana. Com 14, eu comecei um curso de tarô e desde então, sempre estudei o misticismo. Sempre gostei, usei e acreditei muito na força dos cristais, mas só comecei mesmo a estudar com profundidade, tem um pouco mais de 1 ano. Então o post de hoje vai ser super básico! Uma introdução mesmo. E se vocês se interessarem mais sobre o assunto, falo com mais profundidade em outros posts. Também tenho uma pasta no Pinterest sobre o tema que eu sempre atualizo.

O que são e para que usar cristais?

Os cristais são energia materializada. Eles foram criados quando a Terra se formava e continuaram a se metamorfosear à medida que o próprio planeta se transformava. Ou seja, os cristais são o DNA da Terra, seu registro químico de evolução. Energia pura. Cada cristal é único, e eles sempre foram conhecidos por sua beleza e poder de cura. O cristal exerce uma profunda influência nos homens e têm sido utilizado na procura do equilíbrio físico, vital, emocional, mental e espiritual. Para ter uma ideia de sua importância mística, os gregos consideravam os cristais como o terceiro olho da Terra e os romanos utilizavam para os rituais de captação de energia do cosmos.Eles são, principalmente, potentes fontes de energia, com inúmeros benefícios que podemos conseguir através das pedras quando usamos corretamente. A energia do cristal purifica o ambiente e a aura, fornece proteção, irradia boas vibrações e proporciona o equilíbrio e a cura física, emocional e espiritual.

Qual cristal escolher?

Escolha seu cristal de acordo com as suas necessidades mais fortes no momento. Física, emocional, espiritual… tanto faz. Existem uma infinidade imensa de pedras para todos os tipos de questões. Se eu fosse falar sobre todos, a lista ficaria gigante! Caso vocês sintam falta de algum em especifico, respondo nos comentários ou até quem sabe, faço um outro post. Mas coloquei aqui meus preferidos e as questões mais comuns. Mas pesquisem! Recomendo muito o livro A bíblia dos cristais e blog eu amo, amo o Mundo dos cristais.

Amor e relacionamentos: Quartzo rosa

d6beaa3de171b0ca9abe741c780551b8

O quartzo rosa é conhecido como a pedra do amor. Ela tem a fama popular de ser boa para arrumar namorado ou para “firmar” um relacionamento, mas na verdade, ele é a pedra muito mais especial que isso. É a pedra do amor-próprio, do amor incondicional. Não é por acaso que o quartzo rosa foi relacionado com a Deusa Afrodite na antiguidade. É uma pedra utilizada no chakra cardíaco (no coração), centro energético das nossas emoções. A energia dessa pedra dissolve as cargas acumuladas no coração que o impedem de dar e receber afeto. Ajuda a apagar as tristezas, as mágoas e ressentimentos e a enxergar relacionamentos e paixões com mais clareza. Ela tabém melhora a ansiedade, frustração e stress.

Proteção física e energética: ônix

85f3e917ccfb15c2b678fe584897e978

Nosso dia-a-dia, somos impactados por energias positivas e energias negativas. Uma forma de se proteger é ter um ônix sempre por perto ou com você. Este quartzo preto é uma pedra que atrai magneticamente as vibrações negativas, absorvendo e dissolvendo-as. Pensamentos negativos como a inveja, por exemplo, são energias dissonantes e desequilibradas que a ônix capta e dissolve.Em contato com uma pessoa, o ônix limpa o campo energético, pois trabalha também com as próprias energias negativas do seu dono. Em casa, ele limpa o ambiente, impedindo que impurezas astrais se acumulem. O ônix transmite seriedade, humildade e confiança. Essa pedra leva luz à escuridão, ajuda a atravessar momentos difíceis. Também garante o controle de paixões em desarmonia e preserva os ânimos da impulsividade, poupando as pessoas de brigas desnecessárias.

Saúde, cura e bem-estar: Quartzo verde (Aventurina)

f936ed1ee643956aba426ec71ec18a85

A cor verde é calmante, desinfetante e desintoxicante. Alivia o stress, traz equilíbrio para o organismo, devolvendo o ritmo cardíaco, ajuda a encontrar a paz mental e espiritual. Diminui perturbações psicossomáticas e medos. O efeito calmante sobre os nervos traz alegria e bem estar. Na meditação, ela é apreciada devido ao reconhecimento de bloqueios profundos e das perturbações psicossomáticas. Aumenta a resistência, paciência, equilíbrio emocional, sono e sensação de bem-estar. Faz muito bem pra pele, cicatrizações e cura de alergias. Atua também contra a queda de cabelo, caspa e problemas capilares em geral. Coloque a Aventurina à noite dentro de água e limpe os cabelos no dia seguinte com essa água ou a pele doente. Acalma a irritação dos olhos e pode ser empregada como complemento do banho para sensação geral de bem-estar. Resumidamente o quartzo verde é conhecido pela sua força dinâmica para acalmar, curar e equilibrar.

Prosperidade e sucesso: Pirita

16035328f2e53b131b4eaddabe9fc4a5

Para começar é importante falar que não existe essa coisa de “pedra pra ganhar dinheiro”, mas a pirita pode ajudar você a ter uma visão mais positiva da vida e clareza. Esta visão positiva e confiante, ajuda a alcançar o sucesso. A pirita desperta a competência, dedicação, força de vontade, inteligência, estratégia e ação.Usamos a pirita para simbolizar essa junção de forças e nos lembrar dos nossos objetivos. É uma ótima pedra para se ter na mesa de trabalho, ou se você está começando algum projeto novo.

Energia positiva, pedra universal: Quartzo branco

808c168e8d5cdd8ed42a1db2108988c0

O Cristal de Quartzo Transparente, também chamado de Cristal de Rocha, tem grande propriedade curativa. Pura luz branca atravessa facilmente, deixando todas as cores do espectro inalteradas, ajudando a levar luz para o ambiente. O Quartzo de Rocha age como um purificador e se conecta na freqüência do seu dono. Portanto, os cristais de rocha desempenham um importante papel na harmonia e ajudam a balancear todos os estímulos, positivos ou negativos. Tem propriedades purificantes e a beber água em que o cristal repousou por algumas horas, promove bem-estar de todo o organismo e acalma o sistema nervoso.

Equilíbrio e sabedoria: Ametista

4722806ba16cd07e71dd8ebd42a03889

A Ametista tem uma ligação direta com a mente. Ajuda as pessoas a ficarem menos dispersas e a e a terem mais controle dos pensamentos e objetivos. Isso faz com que elas centralizem e equilibrem altos e baixos emocionais extremos. A Ametista ajuda você  a confiar mais na sua intuição, aumenta a capacidade da memória e a motivação. Os objetivos tornam-se mais claros, mais realistas e fáceis de alcançar. A pedra ajuda pessoas com insônia ou sono tumultuado. Por causa de sua habilidade em acalmar a mente e focar a atenção. Boa pedra para ter na cabeceira da cama, ou embaixo do travesseiro, já que ela também ajuda a lembrar dos seus sonhos. É útil para descarregar raiva, medo e ansiedade.

Como limpar e energizar sua pedra?

Obviamente você pode ter vários cristais, com vários benefícios. Você pode ter decorando a sua casa, no seu colar, pulseira, ou em um saquinho para andar com você na bolsa, com uma combinação de várias pedras, tipo uma patuá, sabe? Depois de comprar seu cristal é muito importante limpar, energizar e programar. E repetir esse processo de tempos em tempos, conforme você achar necessário (repito o processo com os meus mais ou menos 1 vez a cada 2 meses, mas nesse caso, siga a sua intuição)  Existem várias formas de fazer isso e algumas funcionam melhor do que outras, depende da pedra. Sempre bom dar uma pesquisada mais profunda antes. As formas mais comuns de limpar, que funcionam para quase todo tipo de pedra: Água corrente (de preferencia cachoeira), água com sal grosso (sempre em vasilhas de vidro!),  com smudging , incensos, enterrar na terra ou óleos essenciais (borrife os cristais com spray ou lave-os com sabonete preparados com os óleos essenciais de Eucalipto, Lavanda, Junipero ou Olíbano). Depois que você limpou a sua pedra é a hora de energizar. Nada melhor do que deixar no mínimo, 6 horas na luz do sol ou na luz da lua. Limpo e energizado, está na hora de programar seu cristal. Programar a pedra é o último passo. Programar é projetar um pensamento. Pense positivo e com clareza. Esta ação ajuda a concentrar-se precisamente no que deseja que o seu cristal faça por você e, assim, garantir que ele cumprirá a sua missão. Basta segurar o cristal em ambas as mãos e mentalizar o objetivo. Pronto! Agora você pode usar como e aonde quiser. Lembre-se sempre de repetir o processo caso alguém pegue nas suas pedras.

Curtiram esse post? O que mais querem ver na tag #MãeNuta?

assinatura_2016_nuta-vasconcellos1

Tags:


9 + 2 =


25 Comentários

  • Vanessa

    Amei o post! Sempre estudei tarô e agora cabala, mas sei pouco sobre cristais, estava precisando dessa introdução básica! Como sugestão, seria legal ver um post introdutório ao tarô, já que muita gte tem curiosidade ou então sobre chakras.

    1. GWS

      Oi Vanessa! Vou fazer mais posts sobre taro sim! Mas já rolou um! Dá uma olhada na tag: http://www.gwsmag.com/tag/mae-nuta/ sobre chakras não sou muito entendida, mas posso fazer um básico sim!

  • Arianny

    Ótimo post! Quando puder, faz um post do básico do tarô. Com dicas de livros etc. Beijos.

    1. GWS

      Oi Arianny! Esse post já meio básico de taro já rolou na tag! De qualquer forma, vou fazer outro sim =) http://www.gwsmag.com/tag/mae-nuta/

  • Amanda

    Onde posso comprar cristais? Sou de poa rs

    1. GWS

      Oi Amanda… por aí não conheço! Mas compro nesse site: http://www.cristaisaquarius.com.br/ e chega tudo certinho

    2. Nati

      Amanda, se descobrir algum lugar em POA avisa aqui ;)

  • Viviane

    Muito legal pensar nos simbolos da natureza dessa forma. Infelizmente, sou super cética. Sou ateia desde que me entendo por gente e tenho a maior dificuldade de acreditar em qualquer coisa. É muito ruim isso… :(

    1. GWS

      Oi Vivi! Se é uma coisa que te incomoda, pesquise mais sobre o misticismo… porque é basicamente acreditar na força da natureza. É bem legal e não envolve religião. Um beijo!

  • Mila Teixeira

    Oi, Nuta, amei o post!
    Comprei alguns cristais no Mundo Verde, sabe se é confiável?

    1. GWS

      Oi Mila! Pra te ser sincera, não confio muito… prefiro comprar em lojas especializadas. Mas não é uma certeza, tá? Só uma opinião! Mas acho que as pedras mais simples, deve ser tranquilo sim.

  • Gringa

    #MÃENUTA você é maravilhosa! Faz mais destes posts, por favor!

    1. GWS

      Farei!!!!!!!!!!!!!!! hahaha

  • Carla

    Oi! Super adorei o blog, to achando tudo bem legal por aqui. Tenho duas dúvidas e queria saber se vocês podem me ajudar.
    A primeira é: Tenho uma amiga, ela é muito legal, sempre é muito animada, mas isso que eu percebi é só na frente dos outros, por trás ela é muito triste, chora muito. Acabei achando um diário na casa dela e li, ela se despreza muito, coloca os outros acima, se acha inferior sabe? Fala que quer se matar, que não sabe o que fazer, que está perdida. Cheguei nela e conversei, tomei umas cartadas, mas me ofereci pra ajudar no que precisasse, ela acha que é bipolar. Eu meio que entendo ela, mas não consigo interferir por não saber o que ela sente, ela é muito confusa, ela é como se fosse o oceano, uma pessoa muito profunda e que ta se afogando mesmo, e não sei como salvá-la :( Minha pergunta é a seguinte : Tem alguma pedra boa pra ajudar ela a se amar como realmente é, não pensar em suicídio e coisas do tipo?
    A segunda pergunta é meio idiotinha, rsrsrs. É muito difícil aprender a jogar tarot? Sempre tive curiosidade e queria aprender, até pra tentar jogar pra ela, aprendi um pouco de astrologia pra tentar fazer o mapa dela e ajudar, sei que ela é ariana e não parece ser aquela “tipica” do signo sabe?
    Você recomenda algum blog ou livro que seja legal pra tentar aprender?
    Obrigada e desculpe pelo textão. Bjokas!!

    1. GWS

      Oi Carla! Tudo bem? Primeiro super obrigada pela confiança em compartilhar isso comigo. Segundo, olha, pelo que vc falou da sua amiga, ela me parece estar em depressão. Porque esse comportamento de animar os outros, estar bem na frente dos outros mas por dentro estar acabada é bem o perfil de depressivos. Acho que nesse momento, antes de qualquer coisa, ela deve procurar um médio. Ela precisa se abrir sobre como se sente para um profissional. Um psicologo, terapeuta vai ajudar muito ela. Tente guia-la nesse sentido. Meu conselho mistico seria: Faz um patuá pra ela com uma pedrinha de quartzo rosa, pedra do sol, quartzo branco e lavanda. Faz todo o processo de limpeza e energização mentalizando a melhora dela e de para ela de presente. Pede pra ela tomar um banho de lavanda (alfazema) também, do pescoço pra baixo.Sobre taro eu não acho difícil, mas também não é super fácil. Tem que aprender a interpretar as cartas e nem sempre o recado é claro. Livro eu gosto muito do “curso completo de taro” do neil naiff, mas sempre recomendo aprender com alguém. Ter um “mestre” nesse sentido é muito importante. Boa sorte e me de noticias!!

      1. Carla

        Muito obrigada, de coração mesmo! Vou pesquisar mais sobre o tarot pra tentar ajudar ela. Vi uma coisa de carta pessoal, isso existe mesmo? Se existir a carta dela é A Força, mostrei pra ela e ela se identificou muito.
        O quartzo rosa eu já tenho, vou comprar as outras pedrinhas e já pesquisei sobre como fazer um patuá :)
        Eu não tenho palavras pra descrever o quão grata estou. A respeito da depressão, eu dou uns pontos sem nó, fico rondando o assunto sem ser direta, porque a relação dela com a família é PÉSSIMA! Eu nunca vi alguém falar com tanto ódio da família, e principalmente da mãe, a mãe dela é uma mulher HORRÍVEL, meu deus. Conheci ela numa bienal e viramos amiguinhas, o negócio mesmo é que ela é dependente da mãe, e é muito novinha, 15 anos. Isso ferra com tudo, porque ela tem muito medo de procurar um profissional, por ter medo de se abrir e porque a mãe dela fala que é coisa de louco. Eu morro de dó dela, queria muito ajudar e to tentando de tudo, só que ela se recusa a sair de casa, porque ela tem medo que a mãe vá atrás.
        Ano passado, ela se assumiu bissexual, a mãe quase botou ela pra fora, ela chorou muito, tem muito ódio até hoje. Não só isso, ela se mutila :( gente eu quero muito ajudar ela, só que a bixinha bate na tecla que não precisa de ajuda, que está tudo bem.
        Muito obrigada novamente! Eu acho que vai demorar um pouquinho até dar noticias já que vou ter que rondar bastante pra interferir diretamente. Quando tiver um próximo post, e tals, pode deixar que vou dar notícias!! :) Obrigada de coração!!

  • Anni

    Muito legal a matéria!!!

  • fernanda garcia

    adorei! tenho na minha mesa de trabalho (em casa) um ônix, um quartzo transparente e uma ametista. sempre mantive por perto para me deixarem bem mas agora percebi outras funções ótimas tbm tipo essa de beber a água energizada… Sou muito leiga no assunto, mas vou continuar acompanhando. Eu sempre deixo as pedras juntinhas num pratinho, junto com outras pequenas rochas e conchas que coletei em viagens. Por acaso, isso faz algum mal ou atrapalha elas? Imagino que não né? rs

    1. GWS

      Não Fe! Ótimo o jeito que vc deixa!

  • Wendyel Borin

    Que loucura!
    Nunca imaginei que tinha que limpar as pedras para elas renovarem as energias. E muito menos programá-las.
    ótimo post Nuta!
    Não conhecia a Pirita. Tenho uma dúvida. Como saber quando ela é verdadeira ou uma cópia?

    Indiquei uma tag para o blog de vocês:
    http://tecidodoce.com/atualizacoes/tag-liebster-award-descobrindo-novos-blogs/

    Abraços,

    1. GWS

      é fácil na verdade! só arranhá-lo com um estilete. Se ficar marcado, é vidro! ou seja, falso. Um beijo!

  • Fernanda

    Oi Nuta, amei o post!! Só fiquei com uma dúvida, eu preciso limpar e energizar a pedra logo depois de comprar?
    E aaah sentindo falta do tarô da semana, manda muito bem

    1. GWS

      Oi Fernanda! é bom sim! ainda mais que na loja tem muita energia, muita gente pegando… é o recomendável. Que legal que vc curte o taro da semana!! Beijos!

  • Camilla Mesquita

    Olá! Adorei seu post. Gostaria de lhe fazer um convite! Te enviei um email! <3

  • taynara bastos

    Adorei .. Tenho vários cristais em casa mas nunca soube como energiza-las!!

    Obrigada <3