#MãeNuta: Tudo sobre incensos! Como usar e qual escolher de acordo com suas intenções

Por Nuta Vasconcellos / nuta@gwsmag.com

maenuta2

Ilustração: Isabela Gabriel especialmente para a coluna #MãeNuta

O incenso é uma ferramenta usada desde os povo antigos, como os egípicios, árabes, orientais, indianos, entre outros para atrair bons fluídos, invocar a presença dos deuses e em rituais religiosos. Muito cristãos e evangélicos se perguntam se “acender incenso é pecado”, mas gente, tá na bíblia que baby Jesus ganhou incenso de presente no dia que nasceu. A pagã aqui tá sabendo mais que vocês, hein?

Tudo o que nos rodeia é energia, e a mesma, pode ter diferentes níveis de vibração. Em geral, dizemos que existem energias boas e energias ruins, que podem se manifestar de diferentes maneiras e podemos senti-las em diferentes intensidades. Dizemos que quando existe uma acumulação de energias negativas, a vibração que nos rodeia fica tensa e pode nos afetar diretamente. Ao queimar um incenso, o estado emocional e a vibração do ambiente também se transformam. E mudando a energia do lugar, eles podem te ajudar a equilibrar as suas próprias energias. Por exemplo, se você está brigada com seu namorado e quer melhorar o ambiente para fazer as pazes, o incenso de camomila tem efeito para acalmar o ambiente e depois, para uma noite romântica, que tal um incenso de sândalo? Os místicos, também acreditam que o incenso é agradável as energias do universo e que elevam as nossas orações ao mundo celestial. Em meditações, os incensos são utilizados para alcançar um estado de mais clareza, calma e foco.
Alguns aromas modificam nossa energia interna, agindo como estimulantes, tiram a gente de um estado de desânimo e cansaço; outros, facilitam o estudo ou despertam a inspiração; e muitos, contribuem para a meditação. Durante a queima, são liberadas substâncias provenientes do amálgama alquímico. Elas dissolvem os miasmas negativos e estimulam a sintonia com os outros planos mais sutis, imperceptíveis aos olhos.

Para liberarem essas energias, os incensos precisam ser queimados. Podem ter formato de de vareta, pirâmide, espirrais entre outros menos populares. São feitos de ervas, flores, frutas, cascas de árvore, óleos e carvão. Lembre-se sempre, que a melhor maneira de ascender um incenso é da forma mais natural possível. Ou seja, fósforo! Evite isqueiro e ascenda com a mão esquerda. Deixe-o exposto durante uma hora no seu ambiente doméstico ou de trabalho antes de acendê-lo. Antes de acender, mentalize e repita uma oração sua ou medite o que quer conquistar. O incenso deve ser aceso em local sereno, com tranquilidade e sem interferências no processo. Colocar um copo de água perto do incenso, potencializa seu poder. Depois da queima, as cinzas podem ser colocadas na palma da mão e assopradas ao vento.

Se você quer melhorar a energia de um ambiente, ande por todo o espaço com o incenso. Entre em cada dependência da casa, mentalizando seus desejos. Faça um percurso (se possível) por todas as dependências, num sentido anti-horário. Depois de realizada a limpeza, coloque um punhado de sal em cada um dos 4 cantos da casa e jogue em água corrente no dia seguinte.

Existe uma grande quantidade de incensos para mudar o ambiente de nossa casa, melhorar relações e eliminar as más energias. Esse post ficaria gigante! Então aqui vai um resumo das questões mais comuns:

Para atrair energias do amor: Escolha almíscar, amor-perfeito, ópium, sândalo, pachouli, absinto, cereja, morango ou dama da noite. Um detalhe muito importante: você não deve acender o incenso na presença do crush, namorado ou ficante! Faça isso antes da pessoa chegar.

Para abrir o campo do trabalho: Entrevista de emprego, melhorar a energia na busca por trabalho o mais legal é o aroma de lótus. E, se quiser uma força estimulante, ficar mais animada com o trabalho, acenda o eucalipto!

Para concentração nos estudos: Incenso de baunilha é a melhor escolha. Além de dar um cheiro muito delicioso à nossa casa, a baunilha está relacionada com a inteligência, com os pensamentos e com as habilidades da mente. É ideal para aqueles momentos que precisamos de concentração nos estudos ou inspiração para terminar um projeto.

Para limpeza de ambientes: Se o intuito é diminuir os desentendimentos e criar uma boa atmosfera dê preferência aos aromas de alecrim, alfazema e camomila. Já cravo-da-índia, benjoim, mirra e cipreste são indicados para afastar qualquer tipo de energia negativa em casa ou no seu local de trabalho. Mas se o objetivo é “limpar os ares” depois de uma visita indesejada, conte com a ajuda da arruda e cânfora.

Para autoestima: Lavanda é um incenso que promove a beleza, é bom para a atração e é recomendado para qualquer mudança com intenções de embelezar.

Se a sua questão não está nessa lista, encontrei essa aqui que fala das propriedades de cada incenso e é bem completa. Outra dica boa é o livro “A Utilização Ritual e Mágica dos Perfumes”, de Richard Alan Miller e Iona Miller. Tem pra vender aqui. E claro, se eu puder ajudar, deixem suas dúvidas nos comentários! Se você curtiu esse post, vai gostar dos outros na TAG #MãeNuta.

— ♥ —

assinatura_2016_nuta-vasconcellos1

Tags:


7 + 2 =


6 Comentários

  • Li

    Olá, seu post veio em boa hora! Gosto muito de incenso, mas tenho dificuldade de achar algum que me agrade. Tem alguma marca, ou algum lugar específico onde você costuma comprar, que possa indicar?

    Bjs.

    1. Patricia Ferreira

      Eu também gostaria de saber…

    2. GWS

      Oi Li! Oi Patricia! Vcs já tentaram os artesanais mesmo? são os melhores! Entrem no site http://www.primeirafolha.com.br beijos!

  • Angelica Pimentel

    Muito legal!!!

  • GWS

    Oi Li! Oi Patricia! Vcs já tentaram os artesanais mesmo? são os melhores! Entrem no site http://www.primeirafolha.com.br beijos!

  • Sarah Silqueira

    Que LINDEZA essa matéria! AMO incensos desde novinha, sempre compro quando estou na rua. Agora estou com 2 (uns indianos que achei por aqui) um chama “limpeza” e outro chama “relaxamento” são maravilhosos também! Sempre acreditei que o aroma das coisas faz a gente se sentir melhor também ! :*