Moda consciente: Sapatos eco-friendly para conhecer e amar

Por Nuta Vasconcellos / nuta@gwsmag.com

Moda consciente consiste em produtos com mais significado. Ou seja, peças que são desenvolvidas de uma forma mais pensada na qualidade do produto, origem dos materiais e no impacto que causa no meio ambiente e aos consumidores. O eco-friendly, o consumo consciente e o movimento slow fashion são irmãos e significam o desejo por consumir menos e melhor, com mais transparência na cadeia produtiva. Buscando processos justos e sustentáveis. Já faz um tempo que estamos vendo esse movimento forte no universo dos cosméticos e em algumas marcas de moda, mas pouco se observa o mesmo movimento quando o assunto são bolsas e sapatos. Mas tem marca legal preocupada em ser consciente sim! E é o caso dessas três aqui:

  • Insecta shoes

moda consciente: sapatos de marcas ecofriendly

A Insecta shoes é uma marca gaúcha, fundada por mulheres que juntas, começaram a produzir sapatos artesanais com as estampas feitas de tecidos garimpados de brechó. Assim, nasceu a  Insecta Shoes! A marca trabalha com numerações que vão do 33 ao 45 para adultos e do 20 ao 32 na linha infantil e o mais legal: Entrega pro mundo todo e também tem loja física. Eles não utilizam nenhum produto de origem animal na fabricação e os tecidos são ecológicos, feitos a partir de garrafas pet e algodão reciclável ou de peças que garimparam em brechós, praticando assim o upcycling, uma reciclagem que evita “matar” a matéria-prima original. Uma roupa de brechó, ganha uma nova vida e mais tempo de vida útil.

Até a loja virtual da marca é eco-friendly. Segundo a descrição da página, um terço da poluição da atmosfera do mundo é resultado do consumo de energia elétrica. Por isso, elas calculam o número de acessos que recebem anualmente e plantam a mesma quantidade de árvores necessárias para neutralizar o gás carbônico emitido pelos servidores do site! Maravilhoso, né? E claro, os sapatos são incríveis e muito criativos.

  • Holy Walk

sapatos-eco-friendly-holy-walk-gws

A Holy Walk é uma marca nova do grupo Ana Figueira e o grande diferencial é como os sapatos são produzidos, sem o uso de matéria-prima animal e de forma sustentável, consciente e artesanalmente.

Com essa forma de fabricação mais manual, a Holy Walk consegue colocar no mercado peças com detalhes pouco vistos atualmente, como tressê, tranças no cabedal,  pompons… Eu sou uma apaixonada pelas peças que são criativas e bem diferentes do que a gente vê por aí.

  • Young Folk 

sapatos-eco-friendly-young-folk-gws

A Young Folk produz peças lindas, modernas e o mais importante: 100% livres de crueldade. Não usam nenhuma matéria prima testada ou de origem animal e se  certificam dos materiais e dos processos de produção realizados pelos fornecedores da marca. Eles também se certificam que todos os envolvidos na produção da marca, sejam remunerados de forma justa e compatível com sua jornada de trabalho, fazendo parte de um comércio mais justo e consciente.

Como a produção é totalmente artesanal e exclusiva, a Young Folk produz no máximo 12 pares de cada modelo e sem reposições! Mas fica tranquila, as peças mesmo com essa exclusividade, tem preços super acessíveis. Vale conhecer.

Curtiram? Se vocês conhecem outras marcas, compartilhem aqui com a gente!

assinatura_2016_nuta-vasconcellos1

Tags:


2 + 5 =


2 Comentários

  • Luisa

    Oi, Nuta! Adoro esse tipo de post, a insecta eu já conhecia – inclusive fiz post sobre ela e outras marcas veganas no meu blog há um tempinho: https://lacotovie.com/2016/10/25/3-marcas-de-moda-veganas/
    A Young Folk e a Holly Walk são novidade pra mim, gostei de saber dessas outras opções!

    Beijos!

    1. Marie Victorino

      Que legal, Luisa! Tbm conhecia a Svetlana, mas a La Loba tbm é novidade pra mim hahaha!
      Valeu pela troca <3