Mundos Mágicos: Dicas de livros pra quem gosta de mundos paralelos!

Por Girls With Style / gws@gwsmag.com

Post enviado por Isa Freire

 

Fazia tempo que eu não lia um livro de fantasia e mundos imaginários que quase sempre são destinados mais às crianças do que aos adultos, mas no final das contas, são tão bons e às vezes até melhores que os livros de gente grande. Essa semana comecei a ler A História Sem Fim do Michael Ende, o livro que deu origem àquele filme que passava semanalmente na Sessão da Tarde com aquele menino loirinho que viajava pelo reino Fantasia em cima de um cachorrão voador (que na verdade é um Dragão da Sorte). Tô sentindo que o livro é muito bom… ainda tô nas primeiras 100 páginas mas to curtindo bastante. Falo mais dele quando terminar de ler.

Mas aproveitando o embalo, vou dar a dica de uma trilogia incrível que conheci pelo meu pai há uns 10 anos atrás. A coleção chama-se Fronteiras do Universo, foi escrita pelo inglês Philip Pullman e é composta, como eu disse, por 3 livros: A Bússola Dourada (que já teve filme, estrelado pela Dakota Blue Richards, a Franky das duas últimas temporadas de Skins), A Faca Sutil e A Luneta Âmbar. A trilogia conta a história da descoberta que uma menina, Lyra, faz sobre a existência de mundos paralelos. Ela, já não vive no mesmo mundo que nós, apesar de ser um bem semelhante ao nosso. A diferença mais interessante no mundo em que ela vive, é que cada pessoa tem uma “alma” em forma de um bicho de estimação e os bichos variam de acordo com a personalidade da pessoa. No livro, esses bichos de estimação são chamados de Daemons. Mais tarde, Lyra encontra um menino que passa a ser seu companheiro de aventuras. O livro passeia por diversos mundos diferentes, inclusive o mundo que corresponderia ao Inferno. Em cada mundo desses, vive uma espécie diferente. Lembro que um deles era meio Avatar, com seres super conectados à natureza e inclusive, azuis, mas quem sou eu pra acusar Steven Spielberg de plágio, né? Risos.

Recomendo essa trilogia pra quem gostou de Harry Potter, O Guia Do Mochileiro das Galáxias e pra quem assim, como eu, tem fascinação por mundos paralelos (aliás, já escrevi um “conto” demonstrando como seriam 5 outras “eus” em 5 mundo paralelos, depois mostro pra vocês). Sair um pouco da realidade é ótimo, a gente consegue isso lendo qualquer livro de ficção mas sair MUITO da realidade é melhor ainda. Quando nada no livro existe de verdade é que a gente acaba entrando de corpo e alma mesmo, pode imaginar cada mínimo detalhe do nosso jeito, inventar a cara de cada personagem e passa meses vivendo duas vidas, a real e a daquele mundinho do livro, que ironicamente, vamos querer que em alguma época, em algum lugar, exista de verdade.

assinatura-Isa

 

 

 

Tags:


2 + 5 =


1 Comentários

  • Olga

    Também adoro livros de fantasia e magia. Conheci uma autora chamada Diana Wynne Jones, os livros dela são incríveis. Tem uma série Os mundos de Crestomanci e outra série O castelo animado. Super recomendo para quem interessar!