O clima western entra em cena para o inverno 2012.

Por Nuta Vasconcellos / nuta@gwsmag.com

Toda temporada de moda a gente repara que algum tema dá as caras em várias coleções. No verão, a moda Apache reinou e virou até editorial aqui no GWSmag. Já o inverno apresenta o outro lado da moeda. O cenário ainda é um filme clássico de bang, bang mas quem ganha destaque agora são os cowboys e o universo western.

A estética na verdade não é nenhuma novidade no mundo fashion. E já influenciou grandes grifes e personagens da cultura pop nos anos 90 e começo de 00. Mas em um mundo cada vez mais urbano por que será que uma estética tão “caipira” volta e meia vira tendência? Talvez porque os elementos são fáceis de compor os mais diferentes tipos de looks e personalidades. O estilo pode ser romântico com vestido floral e botas de caubói, rock’n’roll de calça jeans e camisa com ponteiras de metal (já falei sobre elas no Modices) e pode ser clássica em look básico de tons terrosos.

O segredo do sucesso, tá aí. Na capacidade de se misturar com perfeição a vida urbana e a vários tipos de estilo.

Falando em misturar com perfeição até hoje eu tiro o chapéu para a coleção de outono/ inverno 2001 da Triton que conseguiu juntar o country com o rock’n’roll com uma perfeição mais que perfeita (hi hi) Achei poucas fotos (a internet não era tão forte naquele tempo minha gente hahaha) mas achei vídeo do desfile que vale MUITO a pena ver de novo. Se não for pela coleção, vale pra ver modelos como Jeísa Chiminazzo, Mariana Weickert, Ana Cláudia Michels e Isabeli Fontana garotinhas hahaha. Clica aqui.

Mas afinal, da onde vem essa estética?

Os primeiros “cowboys” apareceram no fim do século XVIII, quando os americanos venceram os ingleses e passaram a ser independentes. Homens que tinham lutado pela liberdade do país e agora possuiam suas próprias terras. O termo também era usado no velho Oeste para classificar os homens que, durante o começo do século XIX, “lutaram” pela expansão da fronteira dos Estados Unidos para a costa do Oceano Pacífico. Depois disso eles se tornaram o que conhecemos hoje, homens da terra que criam gado, cuidam de fazendas ou peões de rodeio. A indumentária do cowboy pouco mudou durante todo esse tempo e sua influência na moda, só cresceu.

Voltando às tendências, são muitos elementos que você pode adotar para dar uma pitada western no look sem parecer nem de longe uma legítima cowgirl. Cowboy boots, bolo ties, ponteiras, chapéu de cowboy (ou chapéu borsalino), franjas, camisas bordadas… e até a mistura do xadrez com jeans e jeans com jeans remetem ao velho oeste.

Quem aí vai apostar?

Beijos, N.

 

Tags:


8 + 4 =


0 Comentários