O que é empreender?

Por Girls With Style / gws@gwsmag.com

Antes de tudo, prazer :) Somos a Fê e a Ju da Nós e nas próximas semanas vamos falar um pouco sobre “empreender/empreendedorismo” por aqui. Estamos super animadas (e honradas) de colocar o pézinho (e o coração) nesse lugar tão especial que é o GWS. Que prazer dividir e aprender nesse espaço colaborativo cheio de mulheres incríveis!

Para começar, o começo. O que é empreender? 

Iniciamos pelo google: um dos significados que ele traz é “decidir realizar (tarefa difícil e trabalhosa); tentar”. Na Endeavor, rapidamente, achamos mais 15 significados (nenhum vindo de uma mulher, por sinal =O alô igualdade em 2017!). No Sebrae, mais uns tantos. A verdade é que tem muito conteúdo técnico e teórico bem bom disponível por aí e, por isso, resolvemos dividir com vocês o nosso ponto de vista, baseado em nossas experiências pessoais e com nossos clientes.

empreender-gws

Para nós, mais do que um conceito fechado, empreender é um movimento, uma intenção, um conjunto de ações.  É uma atitude perante a vida. Nesse texto, para não perdermos o foco, vamos fazer um recorte sobre a área profissional, mas a gente realmente acredita que empreender está bem além dela. Por sinal, aquele significado que o Google trouxe fez TANTO sentido pra gente que já colocamos na nossa estante de referências.

Quando falamos em ser uma atitude, uma intenção, nos referimos a um conjunto de decisões (racionais e emocionais), e de comportamentos que permeiam a vida de quem decide empreender. Aqui entram a disponibilidade interna necessária para fazer e refazer quantas vezes forem necessárias, a vulnerabilidade de aceitar o desconhecido (dentro e fora da gente;) e pedir ajuda nos momentos difíceis, a visão macro de negócio que se faz necessária. Para as mais arrojadas, a firmeza em um pitch de investimento, para as microempreendedoras, o conhecimento básico em finanças, marketing, design e vendas (o típico se vira nos 30). Em todos os casos, um grande exercício de foco, resistência e resiliência, uma busca genuína por uma ideia maior, a vontade latente de fazer diferente. Aliás, o fazer é um outro ponto intrínseco ao “o que é empreender” para nós.

o-que-e-empreender-gws

Empreender, dentro da nossa compreensão, sempre envolve o fazer. É tirar ideia da cabeça e colocar no papel. Tirar do papel e colocar no mundo. É parar de falar “vamos marcar”, e sair para tomar café, almoçar, fazer reunião com aquelas pessoas que você sabe que podem ajudar. É contar o seu sonho pro namorado ou namorada, pras amigas, pra família e não só pro travesseiro. É planejar um pouco e prototipar muito. É tentar, acertar, melhorar, errar e acertar de novo. É sensação de dever cumprido, de sonho sonhado e materializado.

Por fim, é uma montanha-russa de emoções (por mais clichê que seja). Longe de ser fácil, longe de ser pra todas (tem bastante gente que prefere o chão firme), mas acessível e possível para quem quiser. Mais do que tudo, acreditamos que quando nós, você ou qualquer outra pessoa escolhe esse caminho, existem ferramentas e conhecimentos que tornam ele menos sofrido e ainda mais prazeroso. E que, no fundo, tem bem mais a ver com se conhecer, olhar pra dentro e se permitir, do que entender sobre investimento ou fluxo de caixa.

Quero empreender, e aí? Esse é o título do curso que vai rolar lá no Espaço Criativo GWS e vai te ajudar a tirar as ideias do papel e colocar seu negócio pra funcionar ou impulsionar aquele que já saiu do papel, mas ainda precisa de um belo empurrão. Essas questões abordadas no post e outras serão abordadas em 6 horas de aula. Mais informações aqui: GWSnoscoach

— ♥ —

assinatura_2017_nos-coaching

Tags:


8 + 2 =


0 Comentários