A queridinha do armário de inverno: Parka

Por Nuta Vasconcellos / nuta@gwsmag.com

Me desculpa jaqueta de couro, mas a cara do inverno 2011 é a parka.

A peça é um dos uniformes militares usados pelas Tropas Norte Americanas desde os anos 60, mas ela caiu na rua mesmo para virar tendência na mão dos meninos ingleses adpetos do movimento Mod.

A parka servia para proteger da chuva e do frio nas viagens de Vespa/Lambretta pelas ilhas inglesas. O motivo era simples,os protegia do frio, e também protegia os ternos e as gravatas de pura seda feitos sob medida por alfaiates locais. Mas a Parka tornou-se rapidamente um símbolo para os Mod’s se destacarem dos “inimigos” rockers que usavam jaqueta de couro. Depois disso, a parka nunca foi embora, mas ela só foi ter uma volta na moda, mesmo que ainda só na masculina, nos anos 90 com o britpop. Nos anos ’00 ela continua e agora mais forte do que nunca, no guarda roupa feminino.

O modelo mais popular é a famosa Parka Fishtail usada pelo Exército Norte Americano desenhada para a Guerra da Coreia. Ela tem uma cor verde seco, com uma espécie de corte tipo rabo-de-peixe, desenhada para proteger as pernas da chuva e destaca-se dos outros modelos por ter capuz com pêlo, na minha opinião o modelo mais bonito. Mas existe uma variedade enorme de parkas, e agora novas versões e novas cores para se adaptarem melhor aos looks das garotas.
Outra peça que também teve origem nos uniformes militares e invadiu o guarda roupa feminino são as aviator jackets, já falamos sobre elas aqui!

E vocês? gostam?

Tags:


7 + 5 =


11 Comentários

  • Gabriela

    Eu gosto e tô precisando mesmo renovar meu guarda roupa pro inverno! Só tenho q achar num lugar manero com um preço manero. =D

  • Rayza

    o ruin de morar no Rio é isso, é muito dificil achar roupas de inverno decentes

  • aline dias

    já vi na riachuelo!

  • Nuta Vasconcellos

    Meninas, já vi pra vender na Renner!

  • Claudia Rosso

    A parka é uma peça
    chave adoro, para um dia de temperatura não muito baixa pois não é muito grossa!

  • luísa

    Nem preciso dizer que adoro ;)

    Uso sempre, minha cidade de clima frio e úmido asqueroso não só permite como PEDE hahaah

  • Marie Victorino

    suas mod

  • alice

    pqp ganhei uma italiana, faz uns anos já. Ela tá lá guardada pq o comprimento dela é quase no tornozelo e aí não sei como usar SOCORRAO

    1. Nuta Vasconcellos

      Alice, Acho bonito nesse comprimento!!!! já tentou com calça bem skinny? ou um vestido curtinho??

  • alice_says

    eu vou brincar com ela nesse fds e ver se consigo me adaptar ao comprimento. problema é que sou nanica (haha cê lembra né?) e aí fica um treco enorme pra pouca perna/moça.

    1. Nuta Vasconcellos

      hahahha claro que lembro! mas não acho que isso significa ficar ruim… tenta um belo salto tb hahahaha