Pinceis de maquiagem: Aprenda para que serve cada um

Por Nuta Vasconcellos / nuta@gwsmag.com

Eu comecei a me aventurar tarde no mundo da maquiagem. Até meus 20 anos o máximo que eu fazia era usar um rímel. E isso assim, quando era dia de festa.  Portanto levei algum tempo pra enteder pra que cada coisa servia e hoje ainda não me considero superentendida da coisa. O universo dos pinceis sempre foi um mistério pra mim! Babava naqueles estojos com 30 pinceis mas na verdade não tinha a menor ideia do que fazer com 30 pinceis em apenas um rosto.

Pinceis de maquiagem: Aprenda para que serve cada um

Para acabar com essa ignorância (#prioridades) fui atrás de pesquisar pinceis de maquiagem e para que serve cada um  e quais realmente, valia a pena investir para quem está começando a se aventurar no mundo da maquiagem. Aqui estão os 8 pincéis que você tem que ter na necessaire de make! Sem mais delongas:

PELE:

Pinceis de maquiagem: Aprenda para que serve cada um

Pincel Chato para base líquida e cremosa (também usado para aplicar corretivo líquido)

É o mais comum, geralmente é o que vem nos kits e são os que você irá achar mais facilmente. Tem dele na Avon, Natura, O Boticário e muitas marcas nacionais que vendem esse mesmo modelo. O que pode variar é o preço e o tipo de cerdas (as sintéticas são melhores). Ele “combina” com dois tipos de base e ainda serve para corretivo em caso de emergência, então acho must have de iniciante.

Coloque um pouco de base nas costas da mão e molhe apenas a ponta das cerdas. Espalhe na parte central do rosto (nariz, queixo, bochechas), puxando sempre para as laterais e dando batidas com o pincel para a cobertura ficar mais uniforme. Depois, passe nas outras regiões, com movimentos contínuos do centro para as extremidades do rosto, para espalhar bem a base.

P.S: Se você também tem dúvidas de qual base escolher, já fizemos um post sobre isso:  Escolhendo sua base.

Pinceis de maquiagem: Aprenda para que serve cada um

Pincel quadrado para corretivo

Ele é mais quadradinho, achatado, fino e menor do que o pincel de base. As extremidades estreitas, ajudam a camuflar olheiras com perfeição.

Passe corretivo nas olheiras, abas do nariz, em volta da boca e no arco da sobrancelha. Dê leves batidinhas com o pincel até deixar uma camada fina do produto – assim seu rosto não vai ficar com manchas desiguais.

Pincel para blush (cerdas arredondadas ou chanfrado)

Passe o pincel partindo das maçãs do rosto (dar um sorrisinho ajuda a encontrar o local certo) em direção às orelhas. Se quiser um look mais romântico, faça movimentos circulares nas maçãs do rosto. Para o make ficar mais natural, retire o excesso de produto do pincel com um sopro, antes de aplicar. O pincel chanfrado é o mais indicado para marcar as maçãs do rosto e também é perfeito para usar bronzer e iluminador, ou até para fazer contornos porque a aplicação fica bem localizada, acho excelente!

P.S: Quer dicas de aplicação de bronzer e iluminadores? Tem post sobre! Vitrine: Bronzer.

OLHOS:

Pinceis de maquiagem: Aprenda para que serve cada um

Pinceis de maquiagem: Aprenda para que serve cada um

Pincel de sombra (com espuma, também conhecido como esponja, ou de cerdas achatadas.)

Ideal para passar a primeira camada de sombra, a “base”. Na hora de aplicar uma sombra escura, use as bordas do pincel para sombrear o côncavo dos olhos e suavizar o make. Eu pessoalmente me dou bem melhor com o pincel de espuma… fica a dica!

Pinceis de maquiagem: Aprenda para que serve cada um

Pincel para esfumar sombra

O pincel com cerdas fofinhas e formato oval serve para esfumar a sombra depois que você já usou o de espuma ou o de cerdas achatadas para a primeira “leva” de sombra. É para dar o acabamento.

Para aplicar faça movimentos curtos e leves de vaivém, para deixar a sombra bem natural.

Pinceis de maquiagem: Aprenda para que serve cada um

Pincel chanfrado

Esse pincel server para delinear pálpebra, corrigir sobrancelha e contornar linha dos cílios.

Para delinear, umedeça a ponta do pincel chanfrado, passe na sombra e faça um traço grosso rente aos cílios. Use a versão com cerdas cortadas na diagonal para puxar o traço de sombra para o canto externo dos olhos.

Pinceis de maquiagem: Aprenda para que serve cada um

Pincel de delinear

Esse pincel tem a ponta superfina e as cerdas bem juntas.

Perfeito para fazer um traço bem fino na linha dos cílios e criar efeito de delineador cremoso. Para usar desenhe uma linha com lápis da mesma cor do seu delineador rente aos cílios. Depois, cubra o traço com o pincel.

BOCA

Pinceis de lábios

Pinceis de maquiagem: Aprenda para que serve cada um

Esses toda garota deveria ter! Principalmente as que amam um batom de cor forte como vermelho, vinho e pink. O de cerdas bem finas e juntas é ideal para fazer o contorno dos lábios. O de cerdas um pouco mais grossas e um pouco maiores é melhor para espalhar o batom.Passe o pincel mais fino no batom, desenhe primeiro o V no lábio superior, faça um traço no meio do contorno dos lábios inferiores e então vá contornando a linha dos lábios em direção às extremidades, em cima e embaixo. Com o pincel mais grosso, preencha os lábios. Dessa forma o batom fica muito mais homogêneo e muito mais difícil de borrar na hora da aplicação.

Dica extra: LAVE SEUS PINCEIS! Assim eles duram mais e o efeito de uma make com pinceis limpos é bem melhor. Lave-os com um shampoo neutro. Seque com papel toalha ou um lenço umedecido e NUNCA guarde os pinceis sem que as cerdas estejam completamente secas. A lavagem pode ser feita a cada 15 dias.

Curtiram as dicas?

Beijos,

N.

Tags:


9 + 7 =



Warning: file_get_contents(https://graph.facebook.com/?id=http://www.gwsmag.com/pinceis-de-maquiagem-aprenda-para-que-serve-cada-um/&summary=1): failed to open stream: HTTP request failed! HTTP/1.1 403 Forbidden in /home/gwsmag/www/wp-content/themes/gws/comments.php on line 60

0 Comentários