Pintura Mehndi: A tatuagem de henna indiana sai da tradição e vira tendência de beleza

Por Nuta Vasconcellos / nuta@gwsmag.com

Já faz um tempo que eu fiz um post aqui no blog falando da influência da Índia e de outros países árabes na moda. Nesse post que fiz em 2012, mas ainda considero super atual, eu digo como esses países estavam influenciando mais e mais a moda, desde Karl Lagerfeld, passando por M.I.A. até as garotas do tumblr. A mais nova tendência de beleza aqui pelo ocidente é a pintura Mehndi, conhecida popularmente como tatuagem de henna indiana. A pintura que vem sendo usada principalmente nas mãos, já ganhou status fashion. Mas o que significam os desenhos e como nasceu esse tipo de pintura?

Mehndi-

Mehndi é tradicionalmente usada nas cerimônias de casamento na Índia, especialmente porque é associada à transcendência e a transformação. Em geral, as noivas têm a sua pele pintada pelas amigas e membros da família que passam horas juntas e aproveitam para conversar sobre a lua-de-mel. Depois de casar, enquanto a tatuagem durar, a noiva não é obrigada a fazer nenhum serviço domestico na casa, apenas se tiver vontade. As noivas indianas costumam esconder as iniciais do futuro marido entre os símbolos hindus pelo corpo. Na noite de núpcias, os homens têm de encontrar as suas iniciais. Sexy, né?

A tatuagem com henna é uma arte com 5.000 anos e é feita com o pó da henna, derivado da planta Lawsonia Inermis, muito comum no Sudão, no Egito, na maior parte dos países norte-africanos, no oriente médio e em outras zonas de clima quente e seco. Os motivos dos desenhos variam tradicionalmente em quatro estilos distintos, segundo Aileen Marron, autora do livro The Henna Body Art Book.

O estilo do oriente médio tem motivos florais inspirados nos desenhos e tecidos árabes ou geométricos; o indiano e paquistanês são feitos para criar ilusão de luvas e meias e desenhos Cashmira (tipo lágrimas), repetidos. O estilo indonésio e do sudeste asiático são uma mistura de desenhos do oriente médio e eles também pintam com henna as unhas das mãos e dos pés. Paralelo aos tradicionais, recentemente vem sendo usado um novo desenho, o céltico, com nós e laços.

Mehndi-fashion

Mulheres indianas não usam a mehndi apenas no dia do seu casamento, mas no dia a dia, a pintura é feita de forma mais simples e com desenhos menores. A grande surpresa é como essas tatuagens ganharam o mundo e se transformaram em acessório de moda. Madonna e Gwen Stefani já investiram na ideia nos anos 90, já da nova geração, quem curte é Vanessa Hudgens.

Tenho achado lindo ver algo tão tradicional e tão ligado a vestimentas como o sári e o choli, ficar incrível com calça jens e t-shirt. A única questão é: Ter talento ou conhecer alguém com talento para fazer a arte. E vocês? Usariam?

Curtiu o post? Que tal dar uma forcinha e ajudar a gente a divulgar o GWS? Dá um like, compartilha, um tuite também vale!

Ah, e pra saber mais do nosso universo encantado, é só seguir a gente nas redes sociais: Instagram // Twitter // Facebook // Tumblr // Newsletter do GWS

 

assinatura_NUTA

Tags:


5 + 3 =


4 Comentários

  • larissa

    Olá, tudo bem? Sou de Araraquara- SP e gostaria muito de fazer uma tatuagem mehndi, como eu faço para encontrar uma artista que realize este serviço perto de minha cidade? Obrigado.

  • Ruth

    acho lindas tenho vontade de fazer

  • julia

    eu sempre quis fazer esse tipo de tatoo