Podcasts: O que você está fazendo da sua vida que ainda não está ouvindo nenhum?

Por Girls With Style / gws@gwsmag.com

Por Carol Guido:

headphone_punk_lineart_by_jemm318-d35jdul

Quem já ouviu falar de podcasts, mas nunca deu uma chance bota o dedo aqui!

Pois é, sabia que muitas de vocês colocariam. Estamos aqui para resolver isto hoje. Como fã de muitos podcasts, sinto que esta é a minha missão no mundo.

Pra quem não sabe, podcasts são programas em áudio, que podem ser produzidos por qualquer pessoa ou empresa. Muitas vezes independentes, como os blogs ou youtubers, podem ser ouvidos on ou offline de qualquer computador ou smartphone. A pegada pode te lembrar um programa de rádio. Ou não.

A parte mais interessante é que você pode ouvir informações excelentes ou apenas se distrair, de acordo com o seu gosto e interesse, enquanto executa tarefas corriqueiras, como correr na esteira, lavar louça, ir do caminho do trabalho pra casa. E claro, sob demanda.

Mas tudo só começa a fazer mesmo sentido se você doa um pouquinho do seu tempo para ouvir. Por isso, vou indicar aqui os meus prediletos como um ponto de partida. Bora lá.

Mamilos

O melhor podcast da atualidade, na minha humilde opinião. Comandado por Ju Wallauer e Cris Bartis, duas publicitárias que fazem um jornalismo com tanta qualidade que deixa a gente até meio estarrecido. A proposta é falar sobre as polêmicas da semana (mamilos, eles são polêmicos hahaha) com empatia e respeito. Você vai aprender muito. Os assuntos são de extrema importância pra nossa vida em sociedade, como brasileiros, como cidadãos.

♥ Episódio para começar:

#41 Violência contra a mulher na internet – por motivos óbvios.

#12 Violência policial – necessário pelo simples fato disto muito nos interessar. E pra nos fazer aprender que realmente não há solução simples para problemas complexos.

Projeto Humanos

Terminei o primeiro episódio chorando. Um misto de emoção, pelo privilégio de ter tido acesso a este conteúdo, e tristeza profunda. O Projeto Humanos é feito por Ivan Mizanzuk, um professor universitário que conseguiu expandir conhecimento para muito além da sala de aula. O cast é sobre histórias de indivíduos e como elas nos ajudam a entender cenários que afetam a vida de todos nós. Esta primeira temporada se chama “Filhas da Guerra” e fala sobre o holocausto através dos olhos de uma senhora chamada Lili e sua família. Você vai ouvir da voz da Lili tudo que aconteceu com ela, com a família dela e mais um monte de áudios com entrevistas, informações fodas. É de arrepiar.

♥ Episódio para começar:

O mal puxa o mal – é nele que a história tem seu início.

Serial (em inglês)

Pode dizer adeus para a sua vida social. Serial é viciante e você vai se sentir um Sherlock Holmes ouvindo. Quem te conduz nesta jornada é a jornalista americana Sarah Koening. A primeira temporada tem 12 episódios e você acompanha com ela (a Sarah) a construção de uma matéria investigativa sobre o assassinato de uma garota chamada Hae, no final dos anos 90. O namorado dela foi acusado e preso, está cumprindo a pena há 16 anos. Mas parece que nem todo mundo concorda com a condenação dele, e o cara se diz inocente até hoje. Sarah corre atrás disso e putz…Vai te fisgar, se prepara.

Pra completar, a segunda temporada acabou de ser lançada. Um novo caso, todos os viciados em podcasts apreensivos ouvindo juntos, semana a semana.

♥ Episódio para começar:

O primeiro, da primeira temporada!

Dear Hank and John (em inglês)

O podcast do Hank Green e John Green (sim, o escritor) é um presente para os meus ouvidos, principalmente em dias ruins. Eu sou fã dos caras (já falei disto neste post) pela quantidade de coisas que consigo aprender com eles, seja sobre o mundo, sobre política, sobre mim mesma, sobre empatia. E o podcast é uma extensão do que eles já fazem de melhor. Os ouvintes mandam perguntas sobre qualquer assunto e eles respondem. É simples assim. As perguntas vão desde de “Tenho 30 anos e não sei o que faço da minha vida, me ajudem?” até “Estou a fim de uma garota, mas ela é hetero, como faço pra esquecê-la?”.

♥ Episódio para começar:

Acho que pode ser por qualquer um, mas do primeiro é sempre melhor pra ir acompanhando piadas internas e referências à episódios anteriores.

Braincast

É através do Braincast que me atualizo sobre o mercado digital e ouço a opinião de profissionais de comunicação que considero muito bons sobre assuntos relevantes. O cast faz parte do conteúdo do site B9, do Carlos Merigo. E é no B9 que estão também os incríveis Projetos Humanos e Mamilos. Eu confesso que não gostava muito do B9 há alguns anos. Já tinha dado muitas chances pra ouvir, mas nada de conseguir engatar. Mas há mais ou menos uns 9 meses eu embalei totalmente, principalmente porque os assuntos começaram a me interessar mais e por eu ter mudado como pessoa também.

♥ Episódio para começar:

#169 A resistência do texto na internet – pra todo mundo que escreve e tem blog.

#166 Influenciadores na web: uma análise crítica – pra quem trabalha com comunicação digital ou só quer entender mais como funciona o mundo dos influenciadores que você lê / vê / escuta.

Como ouvir podcasts

Para fechar com chave de ouro, uma breve explicação sobre como ouvir podcasts. É simples.

Quem tem Android pode baixar na Play Store qualquer aplicativo bem rankeado buscando por “podcasts”. O mais conhecido, até onde eu sei, é o “Podcast & Radio Addict”.

Quem tem iPhone pode usar o programa nativo que já vem no seu celular chamado “Podcasts” (bem intuitivo, né hahaha) ou baixar um outro na App Store. Eu uso o nativo mesmo, mas já ouvi dizer que não é dos melhores. Me atende, tô ok com ele.

Tanto em Android ou Apple, entre no seu app e faça uma busca pelo nome do podcast que você quer ouvir. Assine os que você quer acompanhar sempre (tem o mesmo princípio de assinar canais do youtube), ouça o episódio por streaming (só dar o play) ou faça download para ouvir offline.

Para quem quiser ouvir no computador, basta entrar no site do podcast que você quiser (alô Google) e ver como eles disponibilizam. A maioria tem download do mp3 e link pra ouvir por streaming no Soundcloud.

E aí, o que vocês estão mais empolgadas pra ouvir? E quem já ouve, deixa aí nos comentários as suas dicas também!

PS: Eu já indiquei o Nerdcast aqui e declarei muito amor a este, que é o podcast que eu mais ouvi durante anos e anos da vida. Aprendi e ri muito com eles. Sou (era?) muito fã, no nível quando vi os caras no Youpix eu queria pedir autógrafo. Mas de mais ou menos um ano pra cá, tava sem vontade de baixar. Não sabia direito porque. Até que teve um episódio que foi a gota d’água pra mim, com o tema “Nheco checo no volante”. Nem consegui ouvir tudo de tanta babaquice. Aí abandonei totalmente. Mas depois de muitos feedbacks sobre isto e uns babados fortes na internet parece que eles estão melhorando. Não sei, talvez volte a ser ouvinte de novo. Mas achei importante explicar pra leitoras que já estão aqui no GWS há muito tempo e poderiam estranhar eu não ter falado deles.

– ♥ –

Curtiu o post? Que tal dar uma forcinha e ajudar a gente a divulgar o GWS? Dá um like, compartilha, um tuite também vale! :)

Ah, e pra saber mais do nosso universo encantado, é só seguir a gente nas redes sociais:

Instagram // Twitter // Facebook // Tumblr // Newsletter do GWS

assinatura-carolguido-after

Tags:


9 + 4 =



Warning: file_get_contents(https://graph.facebook.com/?id=http://www.girlswithstyle.com.br/podcasts-o-que-voce-esta-fazendo-da-sua-vida-que-ainda-nao-esta-ouvindo-nenhum/&summary=1): failed to open stream: HTTP request failed! HTTP/1.1 403 Forbidden in /home/gwsmag/www/wp-content/themes/gws/comments.php on line 60

0 Comentários