Porque a Tavi Gevinson é uma garota inspiradora que você precisa conhecer melhor

Por Carol Guido / carol@gwsmag.com

A Tavi Gevinson é nosso grande ídolo e inpiração pro GWS. Por isso, não fazia o menor sentido não ter um post sequer sobre ela nestes 4 anos de blog. Ainda mais depois que recebemos a sugestão deste tema da leitora Karina Lemos (obrigada <3). Encarei como um sinal. E chegou a hora de falar tudo de mais legal que já vi sobre a Tavi por aí. Vem que você não vai se arrepender.

Para quem não faz ideia de quem é ela, um breve resumo: Tavi Gevinson é uma garota de 17 anos, editora do site Rookie, atriz, cantora, feminista, entre muitas outras coisas. Ela “surgiu” na internet aos 12 anos por conta de um blog de moda que tinha chamado Style Rookie. Tavi já naquela época era impressionantemente estilosa (principalmente para a sua idade), tinha referências inteligentes e ideias transgressoras. Por isso, chamou atenção rapidinho e começou a ser convidada para ir às maiores semanas de moda do mundo, sentando na fila A, com tudo que tem direito.

 

tavi-gevinson-12-anos

Madura que só ela, percebeu que este mundo não era tão legal como parecia. Preferiu seguir outra linha, fundando o site Rookie, feito para garotas adolescentes. Só de acessar você vai perceber que a linha editorial é cheia de diferenciais. Irônica, inteligente, anti-bullyng e que, acima de tudo, ajuda as leitoras a se aceitarem e resolverem os dilemas da adolescência, sem dramas.

Com o Rookie, a Tavi já fez encontrinhos com as leitoras com direito a oficinas de zines, palestras (principalmente sobre temas que permeiam auto-estima), shows, bookclub, e por aí vai. Bem na vibe do que procuramos fazer no Encontro Criativo que fizemos este ano para leitoras GWS: com conteúdo para você sair de lá inspirada e com mais “bagagem” do que entrou.

Além disso, o site também tem um Yearbook, que é uma espécie de almanacão (referências Turma da Mônica, quem nunca?) com matérias, reportágens, editorias, adesivos, páginas imterativas para exercitar a criatividade. É tudo que tem no site, mas de um jeito muito mais próximo por que tá nas nossas mãos, em papel. O Yearbook Rookie já está na segunda edição, que acabou de ser lançada.

tavi-gevinson-rookie

 Neste meio tempo ela também deu uma palestra no TED que é incrível. Uma das assistidas do site deles, e olha que lá só te palestra boa.

E também participou do projeto MAKERS, sobre mulheres que estão fazendo acontecer e mudando paradigmas do mundo pelas suas atitudes.

Por último, queria contar que a Tavi está estreando também como atriz. Ela está no filme “À procura do amor” (em inglês “Enough Said”), que entra em cartaz no Brasil em dezembro. Além de tudo, a atriz principal é a Julia Louis-Dreyfus, de Seinfield. Quem estamos loucas para ver?

E aqui acaba minha declaração de amor a Tavi Gevinson. Este post pode ter parecido meio aleatório, já que não costumamos fazer biografias (hehe) por aqui. Mas queríamos apresentar a Tavi para quem não conhece e relembrar como ela é legal e inspiradora para quem já conhece.

Agora é aguardar o que mais vem dela por aí, né? Certeza que vem coisa boa.

Tags:


8 + 2 =


0 Comentários