Pra ler: 7 livros curtinhos

Por Girls With Style / gws@gwsmag.com

Por Isa Freire:

livros-curtos

Eu juro que escrevi um texto quilométrico sobre o tempo, como ele nos escraviza e sobre como datas não passavam de algemas e correntes pra nos prender a algo. Falei sobre como era ruim quando acontecia o certo no tempo errado e como a gente valorizava o dia primeiro de janeiro, quando podia fazer dos outros 365, outros dias iguais. Mas hoje a gente não tem mais caderno, nem pena, nem caneta tinteiro, nem esferográfica. É tudo no computador e o meu computador resolveu apagar meu texto, provavelmente porque ele sentiu a mesma agonia que eu ao relê-lo, risos. Resolvi não escrever tudo de novo, confesso que o tema “tempo” anda de mãos dadas com a tortura psicológica, mas pra não sair muito do assunto, vou copiar uma ideia que vi no BuzzFeedBooks (recomendo pras leitoras de plantão) e indicar livros curtinhos e ótimos, pra você que assim como eu, tem um certo nervoso de passar semanas lendo o mesmo livro, só porque é muito livro no mundo pra pouco tempo de vida, né gente? Então, vamos lá:

O Amante – Marguerite Duras

Conta a historia de uma menina novinha de família meio conturbada (ou seja, normal) que se apaixona por um Chinês mais velho e bem sucedido, acompanhamos os dois, suas noites de amor, suas despedidas dolorosas, a descoberta da desinibição sexual da menina (adoro heroínas liberais) e o seu amadurecimento a partir da relação. Essa é a minha interpretação, né? Gostei bastante desse livro, nada como um jovem apaixonado pra lembrar a gente do bom e o mal do mundo ao mesmo tempo.

Até o Dia em que o Cão Morreu – Daniel Galera

Não se preocupem, não tem nada de Marley e Eu nesse livro, não tem essa pegada. É a história de um cara de Porto Alegre que vive isolado no seu mundinho, até que surgem uma moça e um cão em sua vida, ambos visitantes esporádicos pelos quais ele vai se apegando pouco a pouco. Conheci esse autor no meu aniversário do ano passado, quando ganhei um livro dele de presente de uma amiga, e confesso que me apaixonei. O cara é bom (e é gatinho).

Uma Criatura Dócil – Dostoievski

Uma tragicomédia, assim como todos os livros dele. A história de uma infeliz esposa que se suicida e a busca do marido pelas perguntas e respostas que a levaram a fazer isso. Pra mim esse cara é rei e ele tem vários livros mais curtinhos, até hoje, todos que eu li, eu amei.

Caim – José Saramago

Uma releitura engraçadíssima do velho testamento. Não recomendo pra quem for muito religioso ou acreditar piamente na Bíblia, pra vocês esse livro soará como a maior blasfêmia já escrita. Mas pra todos que não se importam com os meios e fins de uma boa ficção, vale muito a pena! Os personagens principais são Caim (aquele que matou o irmão, filho de Adão e Eva) e adivinhem?! Deus. Deus é um babaca no livro que não poupa seus fiéis de nenhuma provação. O livro começa com Adão e Eva e termina na Arca de Noé. Diversão e muita reflexão garantidas.

A Mão e a Luva – Machado de Assis

Machado de Assis é um mito e todos os livros que ele escreveu são maravilhosos. Esse, curtinho, trata de mais um triângulo amoroso. Dos esforços inúteis que fazemos pra conquistar alguém que já foi conquistado por outro, da ideia de que não adianta forçar a barra com a pessoa errada.

O Velho e o Mar – Ernest Hemingway

Sabe história de pescador? Essa é a melhor que tem. Dá pra ler bem rapidinho e depois você vai poder dizer que já leu Hemingway (Por Quem os Sinos Dobram é ótimo também mas bem difícil de engatar, rs).

A Revolução dos Bichos – George Orwell

Resume a única opinião política que eu tenho: não importa quem tá no poder, se tá no poder, vai oprimir, se tá oprimido, vai querer se revoltar contra quem tá lá em cima.

Curtiu o post? Que tal dar uma forcinha e ajudar a gente a divulgar o GWS? Dá um like, compartilha, um tuite também vale! :)
Ah, e pra saber mais do nosso universo encantado, é só seguir a gente nas redes sociais:
Instagram // Twitter // Facebook // Tumblr
 
 
assinatura Isa

 

Tags:


9 + 9 =



Warning: file_get_contents(https://graph.facebook.com/?id=http://www.girlswithstyle.com.br/pra-ler-7-livros-curtinhos/&summary=1): failed to open stream: HTTP request failed! HTTP/1.1 403 Forbidden in /home/gwsmag/www/wp-content/themes/gws/comments.php on line 60

1 Comentários