Pra relaxar: Serra do Rio de Janeiro

Por Carol Guido / carol@gwsmag.com

*Post originalmente publicado no blog da Kipling.

Aqui no Rio anda fazendo um calor desgraçado e tem dias que tudo que a gente quer fazer é dar uma fugida. E por aqui isso é bem possível. Existem cidadezinhas muito lindas e cheias de coisas legais para fazer subindo a Serra, bem perto da nossa cidade 40º (a no máximo 3h daqui). Neste post vou falar de 3 delas que já conheço e adoro.

itatiaia-gws-kipling

Itatiaia e Penedo

Fui pra dar uma descansada e comer bastante. Objetivos cumpridos com louvor.

Nos hospedamos em Itatiaia (que é mais barato que Penedo), na Pousada Country. O lugar tem a pegada de turismo econômico, com preços amigos, tudo bem simples, mas muito limpo e bonitinho.

A pousada fica a 4 km do Parque Nacional de Itatiaia, quem tem várias cachoeiras, trilhas, etc, e a 7 km de Penedo, que tem vários restaurantes ótimos, casa do Papai Noel (não vale a pena, muito mal cuidada), chocolaterias e sorveterias.

Lugares bons para passar de 2 a 5 dias, e ficam a 2h30 do Rio. O ideal é ir de carro para poder transitar melhor.

site da prefeitura tem mais indicações de passeios, cachoeiras e outras coisas para fazer.

sana-gws-kipling

Sana

O Sana é um lugar mágico, cheio de referências místicas no artesanato, hippies vivendo no seu próprio ritmo e os turistas aproveitando a vibe e a natureza maravilhosa.

O lugar é muito pequeno, então tem só um centrinho com um ou dois bares, uma farmácia, um mercadinho. É pra se desligar mesmo e aproveitar.

Tem cachoeiras, opções de trilha e dá pra fazer esportes como rafting e trekking.

Quando fui, me hospedei na casa de uma amiga que era o maior conforto e tinha até um riozinho passando no meio do terreno, então vocês podem imaginar o quanto era difícil sair de casa. Mas no site do Sana tem todas as informações sobre passeio, hospedagem e tudo mais.

O Sana fica a 3h do Rio, ideal para uns 3 a 5 dias de viagem e dá pra chegar de ônibus, mas para ficar mais confortável o ideal é ir de carro.

Luamiar-gws-kipling

Lumiar

Tão pequena ou até menor que o Sana, Lumiar tem o mesmo estilo de lugar, mas com mais cara de “cidade da vovó”. Quando fui, me hospedei numa pousada mega simples, super baratinha, chamada Pousada Colibri. O problema é que já tem muito tempo e não encontrei os contatos. Vale buscar outra no Trip Advisor (sempre uso) e no Google.

Faz muito frio à noite, então se você não curte, vai no verão pra não correr risco.

Tem cachoeiras e ecoturismo para você se deliciar. Fica a 2h30 do Rio e dá pra passar um fim de semana tranquilo.

Num fim de semana ou nas próximas férias, me contem se aproveitaram as dicas. Seja você moradora do Rio que nunca se anima a sair da cidade, ou está aqui a passeio e tem dias sobrando, ou até pra quem está planejando vir. Tenho certeza que de um jeito ou de outro, sempre é bom arrumar a mochila  para fazer pequenos passeios como estes. Outras cidades legais para conhecer são Mauá (Marie já contou tudo, clica no link pra ver), Petrópolis, Itaipava, Teresópolis, etc.

Quem tiver mais dicas, deixa nos comentários! ;)

Curtiu o post? Que tal dar uma forcinha e ajudar a gente a divulgar o GWS? Dá um like, compartilha, um tuite também vale! :)
Ah, e pra saber mais do nosso universo encantado, é só seguir a gente nas redes sociais:
Instagram // Twitter // Facebook // Tumblr
 
assinatura Carol_1

Tags:


3 + 6 =



Warning: file_get_contents(https://graph.facebook.com/?id=http://www.girlswithstyle.com.br/pra-relaxar-serra-do-rio-de-janeiro/&summary=1): failed to open stream: HTTP request failed! HTTP/1.1 403 Forbidden in /home/gwsmag/www/wp-content/themes/gws/comments.php on line 60

0 Comentários