Preview Inverno 2012

Por Nuta Vasconcellos / nuta@gwsmag.com

Amanhã começa a semana de moda carioca, Fashion Rio, Rio à porter, Moda Hype e Fashion Business. E nós vamos estar lá acompanhando de perto e fazendo matérias pra vocês aqui no site e também no nosso instagram, tumblr, twitter e facebook! Segue a gente em tudo porque também vai rolar sorteio de convites para os desfiles!

Pra gente já entrar no clima, o post de hoje é com o preview de algumas grifes do Fashion Rio e Fashion Business pra gente já dar uma espiada nas coleções e tentar desvendar as inspirações e o que vem por aí no inverno 2012.

Auslander – Fashion Rio

A grife mais cool do Rio de Janeiro vem com a proposta Chill Out. A Ausländer faz um inverno para se jogar, só que no sofá, com um bom cobertor, um bom vinho e amigos. A grife investe no marrom, xadrezes, couros, tweeds e veludos. Tem uma vibe moda Apache, tem não?

Filhas de Gaia – Fashion Rio

Do encontro entre África e Japão vem a inspiração da coleção de inverno 2012 da Filhas de Gaia. E, dessa nova consciência cultural, surge uma moda singular cheia de infinitas perspectivas. Artesanal + high-tech. Mulheres girafas + gueixas contemporâneas.

Essa mistura de mundos e referências faz parte da Hipercultura que foi apontada com tendência pela WGSN para o inverno 2012 e parece que as garotas da grife, Renata Salles e Marcela Calmon entraram de cabeça.

 

Espaço Fashion – Fashion Rio

A Espaço Fashion olhou o Rio “de costas” para sua coleção de Inverno 2012 chamada Guanabara. Para isso, convidou a fotógrafa pernambucana Ticiana Porto para clicar pontos da cidade que inspiraram a coleção, como os circuitos art-déco de Copacabana, Flamengo e Centro. Nas formas, a grife investe em vestido reto, calça cigar, recortes e falsas sobreposições. Um pézinho nos anos 60, será? Os tecidos são Veludo, musseline,couro metalizado, tricô e lurex. Aposta polêmica: Short boots com salto em acrílico! Será que pega?

 TNG – Fashion Rio

A TNG busca o melhor da cidade e do campo e traduz em looks para sua coleção. Para criar esse diálogo harmonioso entre esses dois mundos aparentemente opostos, a marca une tecnologia têxtil e sustentabilidade. Na passarela, além do jeans eco-friendly (feito com garrafa PET) e outros tecidos ecologicamente corretos, tem algodão, seda, linho e lã. Os tecidos naturais e reciclados unem-se às estampas, cores e texturas que remetem à natureza reinterpretadas através de um olhar urbano. A grife aposta nas saias curtas e volumes em godês e babados. Jeans do skinny à pantalona. As estampas tiveram a Art Nouveau como referência. A gente tá sentindo que a coleção da TNG também tem uma vibe Apache e 60‘s…. vocês não acham?

 

Coven – Fashion Rio

A grife que teve o desfile mais lindo no verão 2012 (minha modesta opinião), se inspira na Civilização Maia, com toda a sua sabedoria milenar, e o incrível trabalho artesanal da cidade de Antigua, na Guatemala para seu inverno. Modelagens puras, feitas a partir de formas geométricas, contam um pouco a história desse povo milenar que tecia e fabricava suas próprias roupas. Flores e pássaros. Linhas, miçangas, cores e texturas, máscaras e muitos símbolos. Será que vem outra coleção maravilhosa?

Oh,Boy! Fashion Business

A grife Oh Boy! se inspira em Paris, capital dos movimentos vanguardista e na garota parisiense – cosmopolita, contemporânea e liberal. A Art Nouveau influenciou mesmo o inverno 2012, hein? Já que também é referência na Oh, Boy!

O estilo que marcou o final do século XIX é apresentado em formas sequinhas, estruturadas, em cinturas baixas e muita alfaiataria. Nos detalhes, pregas, laços e franjas compõem as produções que também misturam peças roubadas do guarda-roupa masculino, como paletós e chemises. Nos tecidos, as apostas são os tweeds, as riscas de giz e tecidos nobres – como seda e veludo (parece ser o tecido da estação, hein?)

 

Afghan – Fashion Business

A grife foi buscar no universo da fotografia, inspiração para a Coleção Zoom.

A cartela de cores da coleção ressalta os pretos e brancos e depois se enche de cores e efeitos. As estampas foram inspiradas no tema explorando; flashes, ícones fotográficos, distorções e ampliações de imagens, através de diferentes ângulos, aproximação e distanciamento das lentes. Vestidinhos corte A, pantalona e sobre tudo… tudo bem com carinha 60‘s! Pelo menos, foi o clima que eu senti.

Maria Filó – Fashion Business

Bordados, texturas e combinação de tecidos pontuam a coleção que recebe, em clima de festa, o inverno 2012. A modelagem da temporada é ampla e o comprimento variado, entre o mimolet e o curto nos vestidos e saias. A saia lápis retorna como aposta, trazendo clima mais elegante para a produção do dia a dia.Ainda sobre os vestidos eles ganham mais sofisticação neste inverno com mangas longas e forro de lurex. As estampas são flocadas e mixam poás e listas. Os decotes bato e canoa trazem mais feminilidade ‘as peças que te ainda a cintura marcada abrindo espaço para a saia godê. Finalmente aqui no Brasil, uma grife resolveu investir nas golas removíveis que aparecem em toda a coleção. Acho que vem coisa bem linda por aí, hein?

E esse look do croqui? Dá pra ver que a grife investiu nas capas, que foram destaque nos desfiles internacionais de inverno 2012 como na Dior e na Chanel. Aposto na peça, viu? Acho que muita grife vai investir.

Bom, agora vamos esperar a maratona começar!

Tags:


1 + 7 =



Warning: file_get_contents(https://graph.facebook.com/?id=http://www.gwsmag.com/preview-inverno-12/&summary=1): failed to open stream: HTTP request failed! HTTP/1.1 403 Forbidden in /home/gwsmag/www/wp-content/themes/gws/comments.php on line 60

0 Comentários