Rio Moda Hype

Por Nuta Vasconcellos / nuta@gwsmag.com

Como todo mundo já sabe, a loucura das semanas de moda começou. Essa semana tá rolando Fashion Business, e na próxima começa o Rio-à-Porter e o Fashion Rio. Como falo por aqui toda temporada de moda, apesar do Girls With Style falar muito de moda, nós não somos um site especializado nisso. Não temos e nem queremos a responsabilidade de cobrir cada desfile e falar de cada tendência. Mas é claro que falar de moda é bom e a gente gosta… e vai rolar uma cobertura sim.

Pra começar, resolvi falar de uma das coisas mais legais que rolam nas semanas de moda e que não é muito comentado: O Rio Moda Hype.

Ok, a gente adora ver as nossas grifes e estilistas favoritos desfilando, mas não é uma delícia conhecer trabalhos novos? Gente com o “novo gás” na moda? A 14° edição do Prêmio Rio Moda Hype abre a temporada de verão do Fashion Rio 2012, no dia 29 de maio, no Píer Mauá com 10 novos estilistas do Brasil. E nós escolhemos 5 que estamos bem ansiosas para ver nas passarelas. Dá uma espiada nos croquis e leia um pouco sobre a coleção de verão deles:

– BRANCHÉE (RJ)

“Nossa Senhora dos Vestidinhos”, A santa da Branchée que inspira a coleção 8 e com ela uma oração: “Minha nossa senhora dos vestidinhos e das saias justas com o pretinho básico e urgente. Socorrei-me nesta hora de aflição e desespero, intercedei por mim junto a inspiração e criatividade. Vós que és uma santa das mulheres desesperadas e mal vestidas, dai-me coragem para fazer bonito esta noite. Livrai-me das tendências que não me elegem uma mulher elegante e fazei com que eu consiga me vestir como se vestisse um legitimo Chanel. Serei grata e levarei seu nome a todas que usam desta mesma fé. Muito obrigada.” Latina e feminina reunindo elementos do imaginário religioso e inspiram os modelos que caracterizam a marca feminina.

– LUCAS MAGALHÃES (MG)

A coleção do estilista Lucas Magalhães para o Verão 2012, “LichtensteinING” – Inspirada na obra de Roy Lichtenstein (pintor norte americano identificado como grande representante da Pop Art), Roy Fox Lichtenstein usava cores como: azul marinho, amarelo, vermelho, cinza e branco. Fazia contornos em preto para realçar mais suas pinturas. Esta será também a cartela de cores desta coleção. Das obras de Lichtenstein foram trazidas as cores fortes, os traços marcantes e um foco nos pontos Ben-Day, que foram ampliados, reduzidos e simplificados até chegar ao círculo, forma que está presente nas modelagens.

– DOBRA (RJ)

A Dobra criou uma coleção inspirada nas pessoas que absorvem o que a rua as oferece de lifestyle e rebatem com mais informação. Elas têm necessidade de se expressar no mundo real e virtual, criando, admirando, consumindo ou divulgando a cultura artsy-urbana. São criativos e informados, compartilham dezenas de informações com milhares de pessoas por dia. São criadores de sua própria arte. Na coleção ArtsyFreaks, a t-shirt foi muito explorada, nas maneiras de modelar, Silkar, tingir e costurar. Foram criadas, ainda, peças bastante elaboradas, como saias de seda pura, que se arrastam pelo chão.

– JANIERO (SP)

A Janiero, grife feminina de moda íntima e moda praia, traz para o verão 2012 sua marca registrada – as cores – inspirada no festival hindu Holi, também conhecido como Festival das Cores. Neste festival, que acontece todo ano na Índia, entre fevereiro e março, as pessoas saem às ruas e se pintam de cores vivas, jogando pó colorido umas nas outras para celebrar a chegada da primavera. O espírito é otimista, jovem, alegre e de união.

– MARTINS PAULO (PI)

A coleção parte dos círculos onipresentes nas obras da artista plástica brasileira Beatriz Milhazes. Do universo multicolorido e geométrico apresentado pela artista saíram peças que remetem a telas tridimensionais.

Para saber mais do evento e de outros participantes: http://riomodahype.wordpress.com/

Tags:


2 + 2 =


2 Comentários

  • Roupinhas Bebe

    Adorei esses desenhos e todas as inspirações para esses desenhos! Que fantástico!!!

    Beijos,
    Ana

  • Gabriela

    Curti demais Branchée e Martins Paulo!