Sdds Infância

Por Marie Victorino / marie@gwsmag.com

Estava de boa assistindo a novela, quando em um intervalo comercial o locutor fala as palavras: “Tec Toy”. Alguma coisa clicou na minha cabeça e eu me lembrei do Pense Bem. E aí uma coisa levou a outra e de repente estava passando um catálogo de todos os brinquedos e brincadeiras que marcaram a minha infância.

Eu era uma criança bem normalzinha, brincava muito na rua de “piques” (esconde, pega, cola…), polícia e ladrão, “Changeman”, “Jaspion”… já deu pra entender, né? Também tinha meu lado mocinha que adorava a Barbie e queria ter absolutamente tudo dela. Eu era completamente “vendida”, gostava das mais princesas, loiras, de vestidos volumosos…

Sou filha única e a família é pequena (A Nuta é minha irmã de alma pra quem se perguntou), nunca fui rodeada de primos, então também aprendi a brincar sozinha. Quando tinha uma piscina ou estava na praia, eu virava a Ariel e ficava na água “viajando” até ficar com os dedos irrugados.

Claro que fui correndo pro Santo Google e foi tão legal relembrar as brincadeiras que resolvi fazer um post sobre isso. Quem tiver mais ou menos a mesma idade que eu vai curtir, tenho certeza!

pense-bem-tec-toy-brinquedo-anos-80_MLB-F-4110693788_042013

PENSE BEM – O primórdio do laptop! Esse brinquedinho eletrônico era o máximo! Não ganhei um na época do boom, era um produto mais caro. Chegou pra mim de segunda mão, um pouco atrasado, mas eu amava! Tinha vários joguinhos de sequência como siga-me e também fazia perguntas de história, geografia e matemática.

hugePhoto_2

TIPPY – Eu sinceramente não sei como consigo ter essa boneca na minha memória, porque eu era muito nova, tipo uns 3 ou 4 anos. Mas eu lembro dela, do cavalinho, da bicicleta e ainda lembro que ela pedalava sozinha! 0.o Eu era louca pela minha Tippy e tinha o maior orgulho dela!

1384023513_564813989_5-Brinquedo-Aquaplay-Futebol-Estrela-Original-Anos-80-Bebes-e-Criancas

AQUAPLAY – Antes dos game boys da vida, a gente tentava fazer um gol ou colocar uma bola na cesta (tinha de basquete também) desse jeito aí. Dava pra jogar em dupla também, cada um segurando de um lado, disputando o placar. Eu diria que ele está, no mínimo, obsoleto, já que hoje a pessoa nasce e já tá mexendo em iPad.

brinquedos-anos-80_f_013

POGOBOL – Cara, como não tem pogobol em academia? Qual era a graça de ficar pulando nesse troço até o pé ficar em carne viva? Sabe?

MWV2.2 0

MEU PRIMEIRO GRADIENTE – Esse aqui eu sei que tá no coração de muita gente! Nunca tive o meu, mas o meu primo (fomos criados praticamente como irmãos até uns 6 anos de idade) tinha e dava quase no mesmo! A não ser quando ele tinha alguma crise doida de ciúme, mas como bom virginiano, acabava cedendo. <3

brinquedo-antigo-estrela-boneca-chuquinha-banheira-anos-80_MLB-F-187117764_800

CHUQUINHA – Na hora que vi essa foto dei aquele sorrisinho meio de lado. Elas eram pequenininhas e ninguém nunca tinha uma só. Essa banheira rosa nojentinha… hahaha

10 de abril 2011 Quem me quer 023

Por favor, alguém lembra dessa boneca? Não sei nem o nome dela, eu odiava ela! Não sei bem o por quê. Eu achava ela feia, não curtia esse cabelo de linha, o corpo de pano… Tipo implicância mesmo. E agora olhando pra ela, até achei ela bonitinha!

Almanacao02cópia

ALMANACÃO DE FÉRIAS – Ainda existe? Não sei. O Almanacão da Mônica era um passatempo gigante. Tinha as histórinhas, desenhos pra gente colorir e joguinhos. Era um ponto alto das férias, eu ficava esperando ansiosa pelo próximo.

jogo-da-operaco-estrela_MLB-F-3093555081_082012

OPERAÇÃO – Esse é um clássico, né? Uma pinça pra retirar os ossos do paciente e se encostasse nas extremidades, já era. Ele apitava e vc perdia. Não lembro bem das regras nem pra que servia essas cartas e o dinheirinho, mas a emoção da coisa era mesmo fazer a cirurgia!

cara-a-cara002

CARA A CARA – Joguinho de dedução nível básico. Cada um ficava com display e você tinha que adivinhar qual era a cara do adversário e vice versa. A gente passava horas com esses jogos. Claro que Banco Imobiliário e Detetive entram nessa lista!

Lote_058__67168_zoom

VAI VEM – Quer malhar o braço? Compra um Vai Vem. Cada um de um lado abrindo fechando o braço fazendo esse objeto de plástico oval se deslocar de um lado pro outro. Nossa, que explicação técnica! Mas é isso, tem só que guardar com cuidado porque se essa po**a dessa corda embola, meu irmão… Ah, tinha também aquele “tac-tac” que eram duas bolas penduradas, aí vc batia uma bola na outra até conseguir bater pra cima e pra baixo. Aquilo fazia um barulho tão irritante e ainda rolava um medo da bola bater na mão e machucar!

2491776-1003-rec

GENIUS – Outro clássico! O siga-me mais famoso, cada botão desse colorido acendia uma luz e emitia um som, aí você tinha que ir repetindo igual. Aquele lance de bater seu próprio recorde a cada jogada. Era desafiador e emocionante, até que você não conseguia mais, morria de ódio e queria espatifar ele no chão!

brinquedo-antigo-glasslite-maquininha-de-escrever-anos-80_MLB-F-4296619500_052013

MAQUININHA DE ESCREVER – Tenho quase certeza que é super pessoal e quase ninguém vai lembrar dessa maquininha. Mas eu tive uma e me lembro bem. A minha avó tinha uma máquina de escrever e eu adorava brincar com ela. Mas era o instrumento de trabalho dela, então ela tinha receio que eu quebrasse. Solução? Tá aí. Ela escrevia de verdade, mas era sofrido viu! Tinha que girar pra escolher cada letra, uma a uma. Ainda na “categoria” maquininhas, eu tinha também uma que fazia tricô! Mas eu queria mesmo a era aquela que fazia sorvete! Hahaha

kitfrit-kid

KIT FRIT – Para tu-do! Eu adorava esse brinquedo, me sentia a cozinheira, adulta, alimentando a casa. Mentira, não lembro o que eu pensava, mas eu curtia muito! Você colocava água ali naquele botijãozinho e quando apertava ele, fazia umas bolhas de água na “chapa” pra imitar a comida fritando. (??) Ô lôco, meu…

pular elástico 007

PULAR ELÁSTICO – Ok, a lista ficou um pouco maior do que eu imaginava quando comecei o post. Mas agora que cheguei aqui não posso deixar de citar nem o elástico e nem a corda (e nem a bolinha de gude!!)! Tem uma escola bem em frente a minha casa e de vez em quando eu passo por ali na hora do recreio. Nunca mais vi crianças brincando de pular elástico ou corda! Que triste! Era o seguinte: duas pessoas seguram o elástico com o corpo, aí começa no nível molezinha, na altura da canela e vai subindo e dificultando. Cada ciclo muda o “pulo”, uma hora você pisa, na outra pula com uma perna de cada vez e assim por diante… era muito bom! Pular corda também era demais: duas pessoas “batem” a corda e cantam, aí você vai pulando ao som da musiquinha e fazendo as coisas que ela diz sem cair ou travar a corda.

♪♫ “Um homem bateu em minha porta
E eu a-bri
Senhoras e senhores: põe a mão no chão
Senhoras e senhores: pule de um pé só
Senhoras e senhores: dê uma rodadinha
E vá pro olho da rua
Ra, re, ri, ro, rua” ♪♫

Curtiu o post? Que tal dar uma forcinha e ajudar a gente a divulgar o GWS? Dá um like, compartilha, um tuite também vale! :)
Ah, e pra saber mais do nosso universo encantado, é só seguir a gente nas redes sociais:
Instagram // Twitter // Facebook // Tumblr
 
assinatura Marie_1 copy

Tags:


6 + 4 =


3 Comentários

  • Lourena

    A boneca que vc odiava é a Quem-me-quer. Eu tinha uma igualzinha e adorava ela kkkkkk