Sem make, com ética.

Por Nuta Vasconcellos / nuta@gwsmag.com

TerçaSemMake-etica

No dia 28 de janeiro de 2014 o blog Girls With Style criou o projeto #TerçaSemMake. Em meio de mil #projetos que rolam por aí nos blogs, a gente acredita que alguns acabam “noiando” mais ainda as garotas do que de fato ajudando. Nós convidamos nossas leitoras e amigas a passar todas as terças-feiras sem make e postarem suas fotos no insta usando a hashtag. Encorajamos mulheres a encarar o mundo de cara limpa não porque somos contra maquiagem, mas porque não achamos saudável a forma que a mulher acaba sendo escrava desses elementos. A proposta é voltar a enxergar a beleza natural delas mesmas e de outras garotas e ver que usamos maquiagem porque a gente gosta, não porque somos “feias” sem ela. Além disso o projeto tem a meta de conscientizar como faz mal pra pele o uso constante de make e que um dia deixando a pele respirar, já faz toda a diferença.

O GWS foi pioneiro desse tipo de movimento no Brasil e a hashtag #TerçaSemMake faz barulho no instagram! Muitas garotas compraram a ideia e já recebemos muito relatos legais de libertação e como a campanha realmente ajudou a alimentar o amor próprio.  A mídia também se interessou pelo nosso trabalho e saímos em veículos como O Globo, no site da  revista TPM, blog ADORO! da FARM, portal IG, blog (F)utilidades… Isso só para citar alguns.

Acontece uma coisa curiosa com o GWS… apesar de não sermos um blog de massa, com muitas leitoras e seguidores, temos muito destaque na mídia e me arrisco a dizer que quase todos os grandes veículos e “top blogs” conhecem o nosso trabalho.

Nesse mês de abril de 2014, a revista Glamour Brasil, criou o movimento #semmakecomglamour, onde convidam as leitoras a postarem fotos sem maquiagem usando a hashtag desenvolvida por eles. Exatamente com o mesmo conceito do nosso projeto.

O #TerçaSemMake pode ser um movimento pequeno, feito por um blog minúsculo perto da força de uma revista como a Glamour, mas ainda assim, no Brasil é o pioneiro. Mesmo que a revista não tivesse conhecimento do movimento acreditamos que pra você lançar algo hoje em dia na internet, deve ser feita uma pesquisa sobre o assunto MUITO bem feita antes. Pesquisar se já não existe algo similar, pesquisar assuntos parecidos… exatamente como nós fizemos, porque é assim que é ensinado na faculdade de jornalismo.

E, se mesmo assim,  se você conhecer um projeto praticamente igual ao que você quer lançar você decidir ir em frente, acreditamos que é MUITO válido e respeitoso, pelo menos a lembrança, uma citação do já existente. Por que isso é pesquisa, isso é realmente se importar e se aprofundar em um tema, isso é ÉTICA. E a ética não pode ser seletiva. O respeito não pode existir somente com quem é do seu tamanho ou maior que você. Parece que se você não tem  tantos K no Instagram não merece ser olhada, ter sua ideia valorizada. Será que se o #TerçaSemMake fosse um projeto de uma “top blogger” aconteceria o mesmo? Fica a dúvida. Mentira, fica nada. Fica a CERTEZA que não.

O GWS está na estrada tem um bom tempo. E ao longo da nossa história o mais difícil sempre foi nos mantermos verdadeiras e fiéis no que acreditamos. E isso inclui tanta coisa que talvez vocês leitoras, que nunca participaram do “meio” blogueiro, ou tenham contato com assessoria e jornalismo possam imaginar.

Mas ter ética, falar sobre o que a gente acredita, fazer um trabalho com competência, buscando sempre inovar, seja com um editorial, com um post diferente ou com um movimento e sem cair no óbvio será sempre o nosso papel.

Apoiamos TODA e QUALQUER manifestação pra engrossar o coro do amor próprio e da autoestima e ficamos realmente felizes em ver que outros veículos grandes abrindo os olhos pra esse tipo de questão e esperamos que a intenção seja legítima, assim como nosso #TerçaSemMake. Acho que a luta por uma beleza menos padronizada e pela liberdade da mulher é algo que deve ser feito com MUITA, MUITA verdade e seguir TODA uma linha editorial. Estou achando bem curioso ver a transformação repentina na linha editorial de algumas revistas e sites que sempre foram os maiores padronizadores de mulheres, mas não quero julgar. Quero sim acreditar que uma mudança real está acontecendo e que não é só oportunismo. E eu sei que vocês também são assim e é por isso, por vocês serem leitoras que separam o joio do trigo que usamos o slogan only for smart girls.

Trabalhamos, e MUITO, no GWS e quem nos conhece sabe que vivemos pro blog e que abordamos temas de amor próprio, autoestima e aceitação desde 2010. E essa é, sempre foi e sempre será a missão do GWS. Apoiar meninas como nós e vocês a ver a vida e a si própria de uma forma mais positiva e feliz e é por isso que nosso projeto não vai ser deixado de lado. Porque ele é feito com amor, verdade e lemos cada post de vocês, cada história que vocês compartilham no insta junto com a foto porque saber que fazemos parte da vida de vocês e parte de uma transformação positiva, não tem preço e é o que faz com que a gente continue, sempre.

Hoje é terça-feira! E se você acredita no nosso trabalho e apoia a ideia do #TerçaSemMake se manifeste! Publique uma foto sua de cara limpa nas redes sociais usando nossa hashtag e confirme sua presença no evento. Seria incrível poder contar com vocês nessa missão de amor!

Por último e não menos importante, obrigada sempre pelo apoio e carinho de vocês.

Curtiu o post? Que tal dar uma forcinha e ajudar a gente a divulgar o GWS? Dá um like, compartilha, um tuite também vale! :)

Ah, e pra saber mais do nosso universo encantado, é só seguir a gente nas redes sociais:

Instagram // Twitter // Facebook // Tumblr // Newsletter do GWS

assinatura_NUTA

 

Tags:


2 + 5 =


1 Comentários