SETEMBRO NO CLUBE DO LIVRO GWS – “GAROTA, INTERROMPIDA”, SUSANNA KAYSEN

Por Girls With Style / gws@gwsmag.com

Há alguns anos, entidades médicas e a Associação Internacional para Prevenção do Suicídio promovem o Setembro Amarelo, movimento mundial de prevenção contra o suicídio. A cada 45 minutos, uma pessoa se suicida, sendo que, para cada homem, duas mulheres são vítimas, o que o configura como um problema de saúde pública. Embora o número seja alarmante, o assunto ainda é tratado como tabu. Geralmente, as pessoas que tentam suicídio deixam rastros, pedem ajudam, mas frequentemente são incompreendidas ou ignoradas seja pela família ou meio social a que pertencem. Além disso, a falta de informação faz muita gente acreditar erroneamente que o suicida desistiu da vida, foi covarde ou fraquejou quando, na verdade, ele só tentou aliviar uma dor insuportável. 
 clube-do-livro-gws-garota-interrompida
 
A depressão é uma das doenças mais comuns associadas ao suicídio. Por isso, elegemos no nosso grupo, através de enquete, “Garota, interrompida”, de Susanna Kaysen, como nossa leitura de setembro. O livro é  bem famoso por causa da adaptação pro cinema, estrelada por Winona Ryder e Angelina Jolie, em 1999. Publicado em 1993, é o relato autobiográfico da autora quando de sua passagem por um hospital psiquiátrico na década de 1960. Susanna foi internada para tratar depressão e lá descobre sofrer de transtorno de personalidade limítrofe. O livro é curtinho e logo se tornou um best seller – além de clássico quando o assunto é doença mental.
E aí, já viu o filme ou leu o livro? Acompanha a gente nessa leitura e, principalmente, nessa conversa! Você já faz parte do grupo do Clube do Livro no facebook? 
 
(para mais informações sobre o Setembro Amarelo, acesse: www.setembroamarelo.org.br)
assinatura_2016_laiza-felix

Tags:


2 + 6 =


1 Comentários

  • Bruna

    Esse é um dos livros mais incríveis do mundo! Já reli umas três vezes e não me canso. O filme também é muito incrível! Fez parte de um período bem complicado da minha vida e me motivou a querer melhorar. Escolha certeira! <3