Um artista chamado David Bailey

Por Marie Victorino / marie@gwsmag.com

Sabe aquela época que um grupo de rapazes começou sua carreira e entrou para história como a maior banda de todos os tempos? A mesma época que uma jovem estilista surpreendia a moral mundial lançando a minissaia? Bem quando a Union Jack ganhou o coração dos jovens e passou a estampar parkas, vestidos, vespas (ou lambretas)… Essa foi a Swinging London, termo que define uma época em que Londres revelou os maiores talentos de todas as áreas da arte. Culpa do LSDWho Knows? Isso tudo foi só pra introduzir David Bailey, um fotógrafo ícone que com apenas 22 anos já era contratado da Vogue para fazer editoriais.

Hoje, com 73 anos, David está cansado de fotografar moda, ainda é apaixonado por Londres e está expondo pela primeira vez seu trabalho de pintura, entitulado “Hitler Killed the Duck”. E se liguem na explicação: “Havia um cinema em Upton Park, um Odeon eu acho, e foi lá que eu vi Bambi e desenhos do Mickey Mouse, e eu pensei que era o único lugar onde você pudesse vê-los. Hitler bombardeou o cinema, então ele meio que matou Mickey Mouse, Bambi e todos aqueles personagens para mim. Porque tudo que eu fiz quando era criança foi desenhar os personagens de Walt Disney.” Genial, não?

Como a exposição está em cartaz agora, ele deu várias entrevistas sobre isso. Eu recomendo a da Dazed And Confused, que eu encontrei uma frase ótima dele: “I’m not a painter like I’m not a photographer, because most photographers are not artists.” (Em tradução livre: Eu não sou um pintor como eu não sou um fotógrafo, porque a maioria dos fotógrafos não são artistas). Abaixo, outras obras pintadas por ele em 2007:

Então gente, esse trabalho bonito está em exposição em Londres entre os dias 07/10 e 12/11. Se alguma GWS estiver pela cidade, não pode perder! E se vocês quiserem saber mais sobre a Swinging London, peçam pra Nuta. (Tenho certeza que ela viveu lá, morreu com 27 anos e voltou uns 20 anos depois, aqui…)

Curtiu o post? Que tal dar uma forcinha e ajudar a gente a divulgar o GWS? Dá um like, compartilha, um tuite também vale! :)

Ah, e pra saber mais do nosso universo encantado, é só seguir a gente nas redes sociais:

Instagram // Twitter // Facebook // Tumblr // Newsletter do GWS

 

assinatura Marie_1 copy

 

 

Tags:


3 + 6 =



Warning: file_get_contents(https://graph.facebook.com/?id=http://www.gwsmag.com/um-artista-chamado-david-bailey/&summary=1): failed to open stream: HTTP request failed! HTTP/1.1 403 Forbidden in /home/gwsmag/www/wp-content/themes/gws/comments.php on line 60

0 Comentários