Caveiras mexicanas são as novas queridinhas na moda

Por Nuta Vasconcellos / nuta@gwsmag.com

Caveiras mexicanas são as novas queridinhas na moda.

Quando você pensa que a moda das caveiras está em baixa ela se reinventa e volta com tudo na moda. A “nova versão” são as caveiras mexicanas, mais alegres e coloridas do que as tradicionais.

Elas já estão marcando presença há algum tempo, mas prometem vir com mais força no próximo verão.

A origem das caveiras mexicanas é da cultura indígina do país e nada tem a ver com a moda.

Caveiras mexicanas são as novas queridinhas na moda.

O Dia dos Mortos é celebrado no México no dia 2 de novembro (assim como no Brasil). Mas diferente de nós, é celebrado com muita festa e alegria. Os antigos índios mexicanos acreditavam que nesse dia, as almas de pessoas que amamos vinham nos visitar. O uso da caveira também tem um significado. Ela era vista como um símbolo de vida, renascimento e igualdade. (bonito isso, né? hahaha)

Por isso nesse dia, tudo é  enfeitado com caveirinhas! E vestidas como algum membro da família que já se foi, as pessoas distribuem balas e doces em formato de caveira e esqueletos.

Como a caveira mexicana foi “cair” na moda é difícil dizer. Mas eu tenho uma opinião bem pessoal… Acredito que quem começou a hypar as caveiras mexicanas foi a pintora Sylvia Ji. Suas pinturas são todas do universo feminino e em grande parte das suas obras vemos mulheres nuas pintadas como caveiras mexicanas. São imagens lindas e foram elas que inspiraram muitas garotas a se “fantasiar” assim para o Halloween de uns tempos pra cá. Também acho que as tatuagens inspiradas nas caveiras mexicanas deram o pontapé inicial.

O que interessa é que agora, só dá ela! Em bijus, bolsas, t-shirts e até na decoração. Eu super me rendi e comprei uma blusa linda e por um preço super justo em uma loja que até então eu nunca tinha ouvido falar chamada Izola.

E vocês? Curtem o caveirismo reloaded?

Tags:


7 + 3 =


2 Comentários