Descobrir e desenvolver seu estilo próprio é uma forma de facilitar sua vida e aumentar a autoestima

Por Nuta Vasconcellos / nuta@gwsmag.com

É claro que as tendências de moda e tudo aquilo que nós vemos nas revistas, vitrines e nas passarelas tem uma forte influência em nosso guarda-roupa e no nosso conceito de bonito ou feio, estiloso ou cafona. Entretanto, às vezes tanta informação pode confundir a gente e quando nos damos conta, estamos com o armário cheio de peças que não nos representam. Felizmente, estamos vivendo um novo tempo. Em que cada dia mais se valoriza a autoestima, as diferenças e a individualidade. É incrível perceber que essa evolução social feminina está mostrando seus efeitos também no mundo da moda, e essa nova “tendência” só estimula as mulheres a serem elas mesmas, mas será que é tão fácil assim saber quem somos quando o assunto é estilo? Estilo são escolhas. A comida que escolhemos comer, o lugar onde escolhemos morar, quem são seus amigos, como você aproveita seu fim de semana, sua profissão… Essas escolhas podem ser transportadas para comunicar sua personalidade por meio de um look. Para isso é preciso se conhecer e se entender. Conhecer o próprio corpo, o que há de melhor para valorizar, o que combina com seu estilo de vida. Saber se vestir não é só uma questão fútil. Envolve autoestima, segurança e economia de dinheiro. No post de hoje resolvi dar cinco dicas para quem quer desenvolver um estilo próprio e assim, se sentir sempre bem com as roupas do seu guarda-roupa, evitar comprar por impulso e claro, terminar com o “Não tenho nada para vestir!”. Anota aí:

honey-pie-defina-o-que-gosta-1

Defina o que gosta.

Algo que é bem fácil para uns é bem difícil para outros, algumas pessoas tem facilidade de descobrir e identificar o que gosta, já outras tem uma certa dúvida, pois gostam de muitas ou poucas coisas. Pegue um caderno e anote tudo que você gosta. Cores, estampas, modelos… vale fazer colagens também recortar peças de revista e pedaços de tecido. Anote e faça colagens do seu estilo de vida também. Onde você gosta de passear, seu meio de transporte, os horários que você costuma sair. Depois que você fizer isso, faça um resumo mental (ou anote) das principais características encontradas no caderno. Por exemplo: Você colocou muitas peças coloridas, estampas florais, adora passear no parque e sai mais de dia do que de noite. Pronto! Já sabemos que você não deve comprar tantas roupas escuras, procurar peças mais diurnas e confortáveis.

honey-pie-avalie-seu-guardaroupas-2

Avalie o seu guarda-roupa.

Dê uma arrumada geral e tire sem dó nem piedade tudo aquilo que não te serve mais, está há mais de 6 meses no seu armário e você nunca usou (exceto itens sazonais, como blusas de inverno ou roupas de banho para o verão) e tudo aquilo que você sente que não representa sua personalidade, estilo de vida e a mensagem que você quer passar com seus looks. Veja tudo aquilo que você já possui e escolha o que gosta. As peças que ficaram devem se ajustar bem ao seu corpo e sua personalidade. Misture e combine. Tente combinar peças diferentes para ter um look único e interessante. Por exemplo, talvez tudo que você precise para deixar o look perfeito é aquele cinto que você não usa desde o último verão.

honey-pie-peça-ajuda-3

Peça ajuda.

Se você está tendo dificuldades para encontrar inspiração, ou se sentindo insegura com suas escolhas, peça uma opinião externa. Fale com uma amiga ou um membro da família que tenha um estilo que você admira, e pergunte dicas para ela. Pode ser difícil pedir ajuda, mas lembre-se de que a maioria dos seus amigos e familiares vai querer que você se sinta tão bem quanto for possível em suas roupas.

honey-pie-vá-as-compras-4

Indo às compras.

Quando você decidir do que gosta e estiver segura das suas escolhas de estilo, comece a fazer compras. Você não tem que reabastecer seu guarda-roupa inteiro de uma só vez, em vez disso, faça compras em pequenos intervalos, como em algumas semanas intercaladas, até que você tenha montado um armário que goste. Se estiver sem grana, visite brechós ou lojas de segunda mão, troque peças com as amigas, pratique o slow fashion.  Não caia na armadilha de promoções. Só porque está barato, não significa que você precisa daquele item no seu guarda-roupa. Sabe a lista que você fez lá no item 1? Leve com você quando for fazer compras! Assim você não fica perde o foco. Outra dica boa é levar com você o amigo ou parente do item 3. Sempre lembre que acessórios e sapatos são carregados de personalidade! Se você tem dificuldade de ousar nas roupas, talvez tudo que seu jeans e regata precisam é de uma sandália super diferente ou um colar único. Faça compras de uma forma racional, pensando em peças que poderão ser combinadas entre si e com o que você já tem em casa. Antes de levar a roupa, pense em outras três no seu armário que vão combinar com a nova.

honey-pie-defina-se-amo-5

Seja você mesma e se ame.

Quando a gente aceita o corpo que tem, se veste melhor e fica com a autoestima lá em cima! A coisa mais importante sobre o seu novo visual é que você deve se sentir bem com ele. Criar um estilo pessoal realmente se trata apenas de usar o que você quer. Pense mais positivamente e seja mais construtiva e use seus looks para expressar suas ideias. Ao se sentir bem em sua roupa, você vai transparecer isso no seu visual.

Vamos colocar as dicas em prática?

Curtiu o post? Que tal dar uma forcinha e ajudar a gente a divulgar o GWS? Dá um like, compartilha, um tuite também vale! :)

Ah, e pra saber mais do nosso universo encantado, é só seguir a gente nas redes sociais:

Instagram // Twitter // Facebook // Tumblr // Newsletter do GWS

assinatura_NUTA

Tags:


9 + 5 =


1 Comentários

  • Aline

    Nuta, eu estou nessa fase de tentar descobrir meu estilo para então conseguir desocupar meu guarda roupas. Eu cheguei nessa idéia depois de ler bastante sobre armário cápsula, mas também entendi que ele não serve para mim. Ainda assim quero tentar viver com menos peças de roupa, mas que sejam peças que eu ame e que tenham meu estilo.
    Gostei muito das dicas e vou tentar fazer sim!

    Um beijo!
    http://Www.inventandoassunto.blogspot.com